Outros

Embrapa Trigo lança livro e assina convênios com parceiros

A Embrapa participa da feira na Casa da Tecnologia do Mapa/Embrapa, próximo à Pista Central.


Publicado em: 29/08/2012 às 11:20hs

Embrapa Trigo lança livro e assina convênios com parceiros

A Embrapa Trigo, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, participa da Expointer 2012 – de 25 de agosto a 02 de setembro, em Esteio, RS – apresentando resultados da pesquisa com trigo no Brasil e formalizando ações com instituições parceiras. A Embrapa participa da feira na Casa da Tecnologia do Mapa/Embrapa, próximo à Pista Central.

Foco - Como o foco da Expointer é a agropecuária, a Embrapa Trigo apresenta opções de forragens à base de cereais de inverno, como trigo, triticale, aveia, cevada e centeio, que podem ser utilizados com o duplo propósito, servindo tanto ao forrageamento animal quanto à produção de grãos. As pesquisas são desenvolvidas para aprimorar o sistema de integração lavoura-pecuária, ajudando a definir desde o desenvolvimento de cultivares com ciclo mais longo, até o melhor manejo dos cereais, orientando o momento certo para a entrada e saída dos animais, o planejamento forrageiro mais indicado para cada realidade e a possibilidade de colheita em forma de feno, silagem ou grãos.

Destaque - O destaque é a aveia BRS Centauro, lançada neste ano como uma alternativa às populações de aveia comum, ainda utilizadas em larga escala pelos agricultores na Região Sul. Um case de sucesso na sustentabilidade da produção agropecuária com o uso de cereais de duplo propósito será apresentado na cerimônia de lançamento do programa de Regionalização Territorial do Mapa, que vai contar com o depoimento do produtor de Boa Vista das Missões, Ivonei Librelotto, nesta terça-feira (28/08), às 16h.

 Qualidade  - No último mês, mais precisamente a partir de 1º de julho de 2012, houve uma mudança nas normas de classificação comercial do trigo brasileiro definidas em portaria do Mapa. A principal mudança na classificação técnica do trigo é o valor mínimo da força de glúten para o enquadramento como trigo pão, que passa de 180 para 220. A indicação do trigo brando deixa de existir com a inclusão do trigo de usos doméstico (W=160), básico (W=100) e outros usos para qualquer valor abaixo de 100. Apesar de já estar em vigor, a regulamentação ainda causa dúvidas no produtor de trigo e continua no desconhecimento da sociedade em geral. O assunto volta a ser pauta da Reunião da Câmara Setorial de Culturas de Inverno, coordenada pelo Mapa, que reúne representantes dos diversos segmentos da cadeia produtivo do trigo no país. O encontro está marcado para às 14h do dia 29/08, no auditório do Mapa. 

Parcerias
  - No dia 29, durante o lançamento de tecnologias da Embrapa na Expointer, a Embrapa Trigo assina dois convênios com parceiros da pesquisa com cereais de inverno. Com a Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária - Fepagro - será assinado um contrato de parceria que estabelece condições para o desenvolvimento e o lançamento conjunto de cultivares de trigo. Com a Secretaria de Segurança Pública do RS acontece a assinatura de um protocolo de intenções que vai formalizar o desenvolvimento de pastagens e manutenção da área na Fazenda da Brigada em Passo Fundo, junto ao Centro de Instrução Militar do 3° Regimento de Polícia Montada, com vistas a proporcionar maior qualidade na alimentação e bem estar aos cavalos destinados ao policiamento montado.

Fonte: Mapa - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

◄ Leia outras notícias