Publicado em: 28/08/2012 às 07:25hs
Entre os dias 25 de agosto e 2 de setembro ocorre, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, a 35ª Expointer, uma das mais importantes exposições-feiras do mundo. São 141 hectares que abrigam exposições, eventos, mostras de animais; levando tecnologia, inovação e um pouquinho da cultura gaúcha a um público interessado nas questões referentes à agropecuária. Nos nove dias do evento, a Unidade estará presente, compartilhando suas tecnologias e os resultados do relevante trabalho que seus empregados vêm realizando nos últimos anos, como o lançamento de uma cultivar ornamental de abóbora e de um Sistema de Produção sobre a cultura do citros sem semente no Rio Grande do Sul.
O dia 29 é a data em que a Unidade leva ambos os lançamentos à Casa da Embrapa, o estande da Embrapa na Feira. A cultivar, sob responsabilidade da pesquisadora Rosa Lia Barbieri, recebe o nome de BRS Linda. Um fruto pequeno, em formato de pêra, com cerca de seis centímetros de diâmetro e oito de comprimento. Apresenta as cores verde, amarela ou creme e mantém suas características estéticas por diversos meses após a colheita. Não serve para o consumo, estando indicado apenas à ornamentação, acompanhada de outros elementos, como flores, ou em composição individual.
O outro lançamento é referente ao Sistema de Produção Nº. 21 da Embrapa Clima Temperado, sobre o “Cultivo de citros sem semente”. Há doze anos, a Unidade realiza ações de pesquisa e de extensão voltadas à produção de citros sem sementes, em parceria com diversas instituições. Na publicação, foram reunidos os principais resultados e as experiências do grupo de pesquisa quanto à produção desse material. Trata-se de uma obra importante para os produtores de base familiar ou empresarial, que já cultivam citros ou que desejem entrar nesse negócio, e para os apreciadores de frutas de qualidade diferenciada.
Produção de Leite e Carvão
Também no dia 28, a Unidade realizará o “Bate-papo com pesquisadores”, um momento para que produtores e técnicos tirem suas dúvidas sobre a cadeia leiteira e compartilhem suas necessidades. Este ano, a Associação de Criadores de Gado Jersey do Rio Grande do Sul cedeu um espaço para a Unidade no Pavilhão do Leite. É neste local que serão compartilhados os resultados das pesquisas referentes à cadeia leiteira. Da mesma forma a cadeia produtiva do carvão vai usar a oportunidade para divulgar o desenvolvimento e a avaliação de produtos e co-produtos da cadeia produtiva do carvão vegetal no Estado.
Dia do Pêssego
Na quinta-feira, dia 30, no Pavilhão da Agricultura Familiar, a chefia da Unidade estará presente em um momento que está sendo chamado de “O Dia do Pêssego”. Na ocasião, o ministro de Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas, se reunirá com integrantes da cadeia para discutir questões relativas à cultura, como possivelmente a definição de uma política de preço mínimo para a fruta e o auxílio do MDA no monitoramento das importações de compotas argentinas. O sistema de alerta para a mosca-das-frutas, que ataca os pessegueiros, também deve entrar no debate. O café da manhã com o ministro ocorrerá a partir das 9h30min e contará com diversos produtos derivados do pêssego.
Arroz Irrigado
Dentre os destaques está também a instalação da Comissão Técnica de Produção Integrada de Arroz Irrigado, no dia 29. Esta comissão faz parte de um programa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento (Mapa), que fomenta a produção sustentável no Brasil. A intenção é promover capacitações de produtores para certificação oficial dos produtos e a rastreabilidade da cadeia vegetal. A coordenação do trabalho é da pesquisadora Maria Laura Mattos.
Fonte: Embrapa Clima Temperado
◄ Leia outras notícias