Outros

Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia aguarda acreditação do INMETRO

Laboratório de Bactérias Entomopatogênicas (LBE) será o segundo a receber ISO 17.025 na Embrapa


Publicado em: 26/06/2012 às 18:30hs

Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia aguarda acreditação do INMETRO

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 47 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, entrou com pedido de acreditação junto ao INMETRO - Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia para acreditar o Laboratório de Bactérias Entomopatogênicas (LBE) na norma de qualidade ABNT NBR ISO/IEC 17.025. O pedido está em análise pelo Instituto e, assim que for deferido, o que deve acontecer no segundo semestre, tornará o Laboratório apto a prestar serviços para instituições públicas e privadas do Brasil e do exterior.

Esse será o segundo laboratório da Embrapa a receber a acreditação na norma ABNT NBR ISO/IEC 17.025, aplicável a laboratórios de  ensaio e calibração . O primeiro fica na Embrapa Agroindústria de Alimentos, RJ.

A acreditação é uma ferramenta estabelecida em escala internacional para gerar confiança na atuação de organizações que executam atividades de avaliação da conformidade.

No Laboratório de Bactérias Entomopatogênicas (LBE) da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, coordenado pela pesquisadora Rose Monnerat, são desenvolvidas pesquisas com bactérias específicas para controlar pragas agrícolas e mosquitos transmissores de doenças. Essas bactérias são coletadas em diferentes habitats brasileiros e avaliadas como agentes de controle biológico contra esses insetos.

As bactérias que fazem parte da coleção da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia já resultaram na produção de quatro inseticidas biológicos: Sphaerus SC capaz de controlar o mosquito da malária; Bt-horus eficaz no controle do mosquito transmissor da dengue (Aedes aegypti); “Ponto.Final” eficiente contra lagartas que atuam como pragas agrícolas em culturas de milho, soja e hortaliças e, mais recentemente, o “Fim da Picada”, que controla borrachudos.

Laboratório poderá prestar serviços para o Brasil e exterior


A acreditação na norma ABNT NBR ISO/IEC 17.025 vai reconhecer a competência técnica do Laboratório da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia para prestar serviços a qualquer empresa pública ou privada do Brasil e de outros países em ensaios que envolvam o mosquito transmissor da dengue (Aedes aegypti) e de filarioses (Culex quinquefasciatus) e a lagarta Spodoptera frugiperda, que é a principal praga da cultura do milho e ataca também a cultura do algodão.

Para se ter uma ideia do que isso representa, o LBE estará apto a testar quaisquer produtos destinados ao controle desses insetos. Se, por exemplo, o Ministério da Saúde precisar testar inseticidas em programas contra a dengue, poderá utilizar os serviços do Laboratório da Embrapa.

Acreditação é mérito da implantação de sistema da qualidade na Unidade

A solicitação de acreditação junto ao INMETRO é um dos resultados da implantação do Sistema de Qualidade. A implantação iniciou na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia em 2004, como explica Heloísa Frazão, um dos membros do Núcleo de Gestão da Qualidade, responsável pela implantação, acompanhamento, avaliação e melhoria contínua do Sistema da Qualidade na Unidade. No LBE a responsável pela qualidade é a técnica Lilian Praça.

Com a implantação da qualidade em seus laboratórios e instalações, a Unidade garante a excelência dos resultados técnicos e se mantém competitiva e sustentável na geração de conhecimentos e tecnologias, prestação de serviços e inovação, por meio da permanente evolução de seu corpo técnico e gerencial e do cumprimento dos requisitos exigidos pelas normas de qualidade nacionais e internacionais.

Segundo Heloisa, o escopo da qualidade na Unidade hoje possui 16 laboratórios, cinco setores, três núcleos e dois comitês. “A implantação do Sistema de qualidade na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia é requisito para conseguir a acreditação nas normas de qualidade junto aos órgãos competentes e, assim, tornar a Unidade competitiva no Brasil e no exterior”, ressalta.

Processo de acreditação termina em 2012

O processo de acreditação do Laboratório de Bactérias Entomopatogênicas deverá estar concluído no segundo semestre deste ano. No momento, o INMETRO está em fase de análise da documentação e, em breve, deverá enviar auditores à Unidade para proceder a avaliação in loco dos ensaios a serem acreditados.

O próximo passo, como explica Heloisa, é solicitar a acreditação de outros ensaios das coleções de micro-organismos da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia para ser reconhecida como um Centro de Recursos Biológicos (CRB).

Os CRBs têm como função principal: preservar e fornecer recursos biológicos (com qualidade assegurada) para P&D e aplicações nos setores científicos, industriais, de agronegócios, ambiente e saúde; desenvolver P&D sobre os recursos biológicos mantidos e conservar a biodiversidade.

O Brasil está empenhado em implementar uma rede de CRBs, sendo o da saúde na Fiocruz, o de meio ambiente na Unicamp e o de agronegócios na Embrapa. Na Embrapa, hoje, há quatro coleções que estão se preparando para atuarem como CRBs: as Unidades de Recursos Genéticos e Biotecnologia; Soja; Agrobiologia e Meio Ambiente.

Fonte: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

◄ Leia outras notícias