Publicado em: 27/02/2013 às 16:10hs
Um projeto de revitalização de espaços e ampliação da infraestrutura da Embrapa Clima Temperado, em Pelotas/RS está tornando-se realidade. Neste 1º de março, a unidade de pesquisas faz a inauguração das instalações da Central Analítica e do Núcleo de Informação em sua sede. Os diretores executivos da Empresa, Ladislau Martin Neto, de Pesquisa & Desenvolvimento e Waldyr Stumpf Jr, de Transferência de Tecnologia, ao lado do chefe-geral Clenio Pillon fazem também o lançamento do Portfólio de Tecnologias da Unidade. Uma centena de tecnologias inovadoras disponibilizadas à sociedade.
Para Clenio Pillon, o portfólio apresenta, de forma clara, objetiva e ilustrada, soluções tecnológicas nos últimos anos, que traduzem um reconhecimento à qualidade do trabalho e excelência das equipes, lideranças, colaboradores e parceiros da Embrapa. “Inúmeros cultivares, recomendações técnicas, zoneamentos, processos e serviços inteligentes aqui apresentados possuem grande capacidade de transformação das realidades sociais, econômicas e ambientais e servirão de insumo para técnicos, agricultores e formuladores de políticas públicas”, adiantou.
Em 357 páginas, os interessados vão ter acesso a tecnologias pra sistema de produção de grãos em terras baixas, tecnologias para sistema de produção de frutas e hortaliças, tecnologias para sistema de produção de leite, tecnologias para caracterização de recursos naturais e ordenação territorial, tecnologias para sistemas de produção de base ecológica, tecnologias para agroenergia, agrobiodiversidade e tecnologias para agregação de valor.
Inauguração Central Analítica e Núcleo de Informação
Dois espaços físicos, vão dar suporte às ações de pesquisa e desenvolvimento dentro do centro de pesquisas. Trata-se da Central Analítica, um laboratório multiusuário e multifuncional, que possibilita o atendimento simultâneo de várias linhas de pesquisa, tendo como base a realização de técnicas de análise química instrumental para água, solos, rochas, tecido vegetal, fertilizantes minerais e orgânicos, entre outros. O prédio começou sua reforma em 2005 e de lá para cá, vem inserindo-se a um planejamento de trabalho ao adquirir equipamentos e novos técnicos.
Segundo a responsável técnica, Cristina Moreira da Silveira, os serviços prestados incluem a quantificação de elementos nutrientes, bem como análises qualitativas e quantitativas por cromatografia gasosa. “A Central Analítica surgiu para qualificar a estrutura de pesquisa, passando de laboratórios disciplinares para laboratórios de maior sofisticação, automação e produtividade, com maior sensibilidade analítica e precisão”, comentou.
Já o Núcleo de Informação conta com uma estrutura física moderna e em nova localização dentro da Unidade. “O projeto arquitetônico utilizou-se de um telhado verde, que faz a preservação da temperatura, especialmente para manutenção do acervo bibliográfico. Vai ser climatizado com o objetivo de impedir a umidade de livros, e o piso instalado é antincendio”, ressaltou o bibliotecário, Fábio Cordeiro.
A área terá um espaço de convivência coletiva e outra, especialmente, reservada no ambiente do acervo bibliográfico. Terá também três ilhas de Informática e três salas de reuniões com capacidade para videoconferências. Quanto aos serviços, o Núcleo vai dispor de empréstimo domiciliar e entre bibliotecas, acesso ao portal Capes, comutação - troca de material bibliográfico nacional entre universidades e outras instituições, incluindo no Exterior, o Reino Unido -, alerta eletrônico – últimos lançamentos da área científica- e orientação de bibliográfica.
Após, a inauguração da Central Analítica e do Núcleo de Informação, os presentes poderão também verificar a entrega do projeto de revitalização do hall de acesso ao centro de pesquisas, que agora, permite o deslocamento ao auditório, vitrine de tecnologias, futuro memorial da Embrapa Clima Temperado e ao próprio Núcleo de Informação.
A sessão de lançamento e inauguração vai acontecer às 15h, na sede da unidade de pesquisas, no km 78, da BR 392, 9º distrito do município.
Fonte: Embrapa Clima Temperado
◄ Leia outras notícias