Outros

Embrapa inicia comemorações aos 75 anos da Estação Cascata

Sessão de história e vida faz café diferente com ex-empregados


Publicado em: 11/09/2012 às 07:10hs

Embrapa inicia comemorações aos 75 anos da Estação Cascata

Um café cheio de histórias é esperado no dia 11 de setembro, no auditório da Estação Experimental da Cascata (EEC), uma das bases de pesquisa da Embrapa Clima Temperado, em Pelotas(RS). O Café com História vai reunir cerca de 80 ex-empregados,  convidados para participar do evento que dá início a programação dos 75 anos da Estação. Uma comissão de empregados de diferentes setores da Unidade de pesquisas está organizando os eventos de aniversário. A presidente da comissão, pesquisadora Glaucia Nachtigall, explica que em todos as ações planejadas a ideia é manter a memória da pesquisa agropecuária regional e destacar a importância da EEC como pólo destinado à pesquisa voltada à Agricultura Familiar e Agroecologia.

O Café com História abre a temporada de celebração num clima de nostalgia e cuidado. “Esta é uma oportunidade única, de resgate de conhecimento e de compartilhar a memória fotográfica pertencente ao acervo pessoal de ex-funcionários da EEC”, fala. Será montada uma estrutura para recebimento de fotos e objetos usados pelos ex-funcionários para compor o futuro memorial da Unidade de pesquisa. Paralelamente, serão feitas entrevistas em mídia impressa e digital para a elaboração de um documentário, contendo a trajetória de vida pessoal e profissional de empregados que compuseram os 75 anos da Estação.

Segundo o coordenador técnico da EEC, pesquisador Carlos Alberto Medeiros, as atividades alusivas aos 75 anos tem início neste mês e se estendem por todo o semestre, vindo a culminar com a data comemorativa, que é 11 de janeiro de 2013. “Vamos organizar foros temáticos com a comunidade técnico-científica sobre grandes temas relacionados às pesquisas desenvolvidas na Estação e um dia de campo para mais de 600 agricultores familiares”, adianta. A programação tem espaço para um evento de acesso ao público, o “EEC Portas Abertas”, com ampla divulgação das instalações e das atividades da Estação e ainda, da inauguração do Centro de Capacitação.

A Estação Experimental Cascata

Esta Estação compõe as três bases físicas, onde a Embrapa desenvolve seus experimentos direcionados à agricultura. Ela está sediada no 5º distrito do Município, denominado Cascata.Foi criada como Estação Experimental de Viticultura, Enologia e Frutas de Clima Temperado, pela então 4ª. Secção Técnica, do Serviço de Fruticultura, do Departamento Nacional de Produção Vegetal, do Ministério da Agricultura, para a execução dos serviços públicos relativos à produção, melhoramento e defesa da viticultura e frutas de clima temperado no território deste Estado.Foi instalada, no local onde encontra-se sediada, em 13 de janeiro de 1938.

Após ter passado por várias denominações, o mais importante é a contribuição que a Estação Experimental Cascata, nestes últimos anos, tem realizado na geração, validação, transferência de tecnologias e conhecimentos direcionados ao uso sustentável dos recursos naturais e socioeconômicos, com redução de custos e consolidação de novos formatos tecnológicos que proporcionem um aumento na geração de renda para os agricultores de base familiar, em consonância com a política da Embrapa em apoio à Agricultura Familiar.

Fonte: Embrapa Clima Temperado

◄ Leia outras notícias