Publicado em: 27/03/2012 às 10:50hs
O projeto de pesquisa conhecido como GeoMS, focado no estado de Mato Grosso do Sul (MS), mapeou e gerou um sistema de monitoramento da cobertura vegetal e uso da terra, facilitando o licenciamento ambiental e tornando o processo mais eficiente. O uso da tecnologia de informação com aplicação de geotecnologias e sistemas inteligentes determina o caráter inovador do projeto.
Os resultados e produtos gerados serão apresentados durante um workshop que será realizado em 30 de março, em Campo Grande, MS. O evento terá a presença do diretor-presidente do Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul, Carlos Alberto Negreiros Said Menezes, do diretor-executivo de Transferência de Tecnologia da Embrapa, Waldyr Stumpf Júnior e do diretor de Desenvolvimento do Imasul, Roberto Ricardo Gonçalves.
Durante a cerimônia, o pesquisador da Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP) João Vila vai demonstrar os principais resultados obtidos, entre eles, o Sistema Interativo de Suporte ao Licenciamento Ambiental (Sisla). Também serão distribuídos os livros “Melhorando o Sistema de Licenciamento Ambiental do Estado de Mato Grosso do Sul” e “Cobertura Vegetal e Uso da Terra do Estado de Mato Grosso do Sul”.
O GeoMS foi desenvolvido, mediante um convênio de cooperação técnica com o governo do MS, pela Embrapa Informática Agropecuária, em parceria com a Embrapa Gado de Corte (Campo Grande) e apoio técnico da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – Inpe. A tecnologia gerada para apoio à gestão pública pode ser adaptada para qualquer estado ou município do País.
Fonte: Workshop do Projeto GeoMS
◄ Leia outras notícias