Publicado em: 31/08/2012 às 09:20hs
“O objetivo desta reunião será definir, ajustar, discutir e planejar as ações da Embrapa relativas a diversas culturas visando à sustentabilidade do polo de produção da Bahia”, afirma o chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento, Ronaldo Souza Rezende.
O primeiro passo para incrementar parcerias foi dado quando uma comitiva da EBDA, liderada pelo seu diretor técnico, João Bosco Ramalho, esteve nos dias 20 e 21 de agosto na sede da Embrapa Tabuleiros Costeiros, em Aracaju, para conhecerem os trabalhos de pesquisas realizados na Bahia. Eles apresentaram suas demandas de pesquisa e identificaram oportunidades de parcerias.
Além de palestras, debates e reuniões, a comitiva da EBDA visitou também o campo experimental de Itaporanga d´Ajuda onde tiveram a oportunidade de conhecer os bancos de germoplasma de coco e mangaba como também trabalhos de agroecologia.
“Queremos aproximar o diálogo com a Embrapa, sobretudo agora com a efervescência na agricultura familiar e agroecologia” disse João Ramanho ao afirmar que cinco mil quintais agroflorestais então sendo implementados em treze territórios da Bahia.
Ele ressaltou também a importância da pesquisa, sobretudo na região de Paripiranga onde o governo pretende reforçar a policultura para fazer face a expansão do milho que está predominando. “Não queremos dar prosseguimento a monocultura do milho. Queremos diversificar e trabalhar com agricultura familiar com sustentabilidade”, disse.
Fonte: Embrapa Tabuleiros Costeiros
◄ Leia outras notícias