Outros

Diversidade genética do inhame será tema do Papo com a ESALQ

Em julho de 2011, a Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (USP/ESALQ) firmou parceria com o canal Terra Viva, mídia do Grupo Bandeirantes de Comunicação que nasceu em 2005 com o objetivo de divulgar tecnologias e mercados do agronegócio brasileiro


Publicado em: 16/08/2012 às 08:15hs

Diversidade genética do inhame será tema do Papo com a ESALQ

Essa parceria consiste em conceder entrevistas sobre pesquisas realizadas na instituição, bem como divulgar eventos técnico-científicos.

Sob coordenação da Assessoria de Comunicação (ACOM) da ESALQ, todas às quintas-feiras, às 12h, em transmissão "ao vivo", docentes ou pesquisadores participam do programa "Dia Dia Rural". Durante cinco minutos, no bloco "Papo com a ESALQ", o apresentador explora a pauta sugerida pela equipe da ACOM.

Nesta quinta-feira (16/08), o entrevistado será Thiago F. Mezette, pós-graduando do Programa de Genética e Melhoramento de Plantas. O pesquisador esteve envolvido em um projeto que caracterizou a diversidade genética de etnovariedades de inhame provenientes de diversos municípios das regiões Sul, Sudeste e Nordeste do país, utilizando marcadores morfológicos e moleculares. Para tanto foram visitadas 45 unidades familiares, num total de 22 municípios, sendo nove no Estado de Pernambuco e nove no Estado da Paraíba, ambos no Nordeste, dois em São Paulo, região Sudeste e dois em Santa Catarina, na região Sul, abrangendo 39 comunidades ou bairros. Um total de 48 acessos coletados nessas visitas foi plantados no campo experimental do LGN, onde foram avaliados com base em 18 descritores morfológicos. “Uma biblioteca genômica foi construída para a seleção de marcadores moleculares, como os microssatélites, que foram utilizados para estimar a diversidade genética, juntamente com os marcadores morfológicos”, explica a bióloga Lidinalva Resende Gomes da Silva, a autora do estudo.

O programa pode ser acompanhado no site www.tvterraviva.com.br ou por meio de antenas parabólicas, além da TecSat no canal 2 e, pela Sky, no canal 104.

Fonte: Assessoria de Comunicação USP ESALQ

◄ Leia outras notícias