Outros

Dia de Campo da Embrapa atende expectativas de participantes

O Dia de Campo da Embrapa, realizado no início de março, contou com aproximadamente 200 participantes, entre produtores, técnicos e estudantes


Publicado em: 09/03/2012 às 09:00hs

Dia de Campo da Embrapa atende expectativas de participantes

O produtor Fernando Freitas Fernandes, de Arapuã, (PR) ficou entusiasmado com a possibilidade de voltar a plantar soja convencional, já que ele atualmente planta soja convencional. “Achei muito interessante a abordagem sobre o Programa Soja Livre”, ressaltou.

Fernandes participa do Dia de Campo da Embrapa há muitos anos. “Meu pai me trouxe a Embrapa há muitos anos, quando adquiri muitas publicações. Agora estou trazendo o meu filho, porque acho muito importante esta transferência de conhecimento que ocorre aqui”, relembra.

Para o agrônomo da Emater-PR, Antonio Bodnar, o conhecimento apresentado no Dia de Campo da Embrapa reforça a linha de atuação adotada pela Emater. “A Emater e a Embrapa estão em sintonia no que diz respeito a um trabalho voltado para a geração de renda e para a produção sustentável. Acho que o Dia de Campo reflete bem este pensamento comum das instituições”.

Na opinião do agrônomo da Emater-PR, Nelson Harger, as tecnologias que fizeram parte do Dia de campo como a ênfase dada ao monitoramento e ao manejo de pragas, plantas daninhas e de doenças é um exemplo de trabalho e pensamento convergentes. “Também defendemos que a decisão no campo seja tomada sempre em cima de critérios técnicos”, ressalta.

O agrônomo Taurino Loiola, que assiste produtores de 11 municípios da região de Wescelau Braz (BR), há sempre novidades nos dias de campo promovido pela Embrapa. “Não podemos ficar longe da pesquisa, porque senão corremos o risco de ficar desatualizados”, alerta. “Para mim, foi muito esclarecedor a comparação entre o plantio cruzado e o plantio convencional que é um tema que eu tinha muita curiosidade”, diz.

O Dia de Campo contou com oito estações técnicas destacando os principais temas que impactam na produção de soja. A tônica do evento foi apresentar que a sustentabilidade do sistema produtivo depende de tecnologias como os manejos adequados de pragas, doenças e plantas daninhas e a reinoculação anual da soja.

Um dos destaques do Dia de Campo foi a apresentação do Programa Soja Livre que demonstrou as cultivares de soja convencional da Embrapa com alto rendimento.  Além disso, o diretor técnico da Associação Brasileira de Produtores de Grãos Não Geneticamente Modificados (Abrange) Ivan Paghi abordou as oportunidades de mercado para a produção de soja convencional.

Texto: Lebna Landgraf

 

Fonte: Embrapa

◄ Leia outras notícias