Outros

De olho no exterior, Cobb-Vantress inaugura fábrica em MG

A Cobb-Vantress, uma das principais empresas de genética avícola do mundo, deu mais um passo para transformar o Brasil em uma importante plataforma de exportação


Publicado em: 28/01/2013 às 14:00hs

De olho no exterior, Cobb-Vantress inaugura fábrica em MG

Na semana passada, a multinacional americana iniciou a produção de matrizes (reprodutoras) de frango em sua mais nova granja, localizada no município de Itapagipe (MG).

Ainda em operação parcial, a unidade da empresa já será responsável por mais de 4% de matrizes de frango produzidas no país neste ano. Conforme o Valor já informou, a granja de Itapagipe poderá alojar 3,5 milhões de aves, o equivalente a 8% das matrizes produzidas por ano no Brasil. Nesta primeira fase, a planta será capaz de alojar 1,8 milhão de aves. A Cobb prevê concluir a segunda e última fase da unidade até 2014. Ao todo, serão investidores cerca de R$ 35 milhões.

Os investimentos da Cobb-Vantress, que detém cerca de 75% do mercado brasileiro de matrizes, ajudará a elevar a participação das exportações na receita da companhia no Brasil - em um momento de estagnação da produção doméstica de carne de frango. Em 2012, o setor avícola brasileiro reduziu sua produção pela primeira vez desde 2000.

De acordo com Jairo Arenázio, diretor-geral da Cobb no Brasil, a empresa prevê exportar 3 milhões de matrizes neste ano, ante 2 milhões no ano passado. Com isso, diz o executivo, a fatia das vendas externas na receita da empresa saltará de 15% para 20%. Controlada pela gigante americana Tyson Foods, a Cobb não revela seus dados de faturamento.

Para alavancar suas exportações, a empresa aposta na América do Sul como destino para a produção da nova unidade, diz Arenázio. "Minas Gerais está certificado para exportar para todos os países da América do Sul e para a Europa". Em 2012, o Chile, único país do continente que ainda impunha restrições às compras de genética avícola brasileira, reconheceu o Estado como livre da doença de Newscastle e liberou as importações de matrizes brasileiras.

Fundada em 1916 nos Estados Unidos, a Cobb chegou ao Brasil em 1995. Com sede em Guapiaçu, no interior de São Paulo, a Cobb-Vantress possui granjas nos Estados de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná. A empresa fornece "aves avós" (que produzem as matrizes) para indústrias como BRF, Marfrig e JBS.

Fonte: Avisite

◄ Leia outras notícias