Outros

Converter pastagens em agricultura é alternativa para aumento da produção

O Brasil caminhou na contramão do restante do mundo e transformou áreas inférteis em lavouras altamente produtivas.


Publicado em: 18/05/2012 às 11:30hs

Converter pastagens em agricultura é alternativa para aumento da produção

O crescimento da produção agrícola ocorre simultaneamente ao aumento do rebanho brasileiro. O investimento no campo, denominada de 'integração lavoura/pecuária', tornou-se uma maneira de enriquecer a produtividade rural após consecutivas crises no setor. O ex-ministro da Agricultura e presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), Alyson Paolinelli, conciliar a produção agrícola com a pecuária significa evolução. Situação essa que o restante do mundo desejaria e que somente regiões tropicais, como o Brasil, têm condições de ter.

Segundo ele, os países da África, Ásia, Europa e América do Norte estão limitados com relação ao emprego de tecnologia. " A integração lavoura/pecuária é uma evolução de grande valia. Dessa forma vamos realizar uma agricultura mais competitiva, do uso intensivo dos nossos recursos naturais, do solo, da água, das plantas, dos animais, sem degradá-los ou destruí-los. Ao contrário, conservando e melhorando suas condições de produção".

Para Paolinelli, que há 10 anos realiza a integração lavoura/pecuária em sua propriedade, a produtividade pode ser aumentada com a realização de duas ou até três safras no ano em uma mesma área. O Paraná, São Paulo e algumas áreas de Minas Gerais já estão conseguindo fazer três safras por ano. "Com essa atividade, o Brasil fez o inverso do mundo que trabalhou a agricultura pegando suas áreas mais férteis, degradando anos após anos essas áreas. Os produtores brasileiros utilizaram as áreas degradadas transformando-as em férteis, sendo mais competitivas através do uso de tecnologias".

O consultor da Agroconsult, André Pessoa, explica que a integração lavoura/pecuária surgiu no período pós-crise que foi marcado por um momento de recuperação do setor, principalmente em Mato Grosso - maior produtor agrícola do Brasil. Conforme ele, em 2010 a produção voltou a crescer com investimentos aplicados na conversão de áreas de pastagens para lavouras e não na abertura de novas áreas.

Em Mato Grosso, a integração lavoura/pecuária vem ganhando destaque nas regiões Leste e Norte. Conforme Pessoa, metade do crescimento nacional visto na conversão de pastagem em lavoura ocorreu em terras mato-grossenses. O sistema também é ressaltada no Piauí, Maranhão, Tocantins e Bahia. "Na região do MAPITOBA também vai ter crescimento da soja sob outras culturas como o algodão".

Fonte: Agrodebate

◄ Leia outras notícias