Outros

Cisterna valoriza água da chuva como recurso hídrico alternativo

Na Casa da Emater/RS-Ascar, na Expoagro Afubra, uma tecnologia simples, capaz de captar e armazenar água da chuva é demonstrada para garantir a continuidade das atividades agropecuárias na propriedade rural, superando a deficiência na época de estiagem


Publicado em: 25/03/2013 às 08:30hs

Cisterna valoriza água da chuva como recurso hídrico alternativo

A cisterna é um reservatório de aguas pluviais (que vem das chuvas) captadas pelas calhas dos telhados, de fácil armazenagem e que também pode ser usada na limpeza e higiene de instalações animais, da casa e arredores e irrigação de culturas agrícolas.

“Hoje há uma forte necessidade de economizar cada gota de água da chuva e isso somente se pode fazer através do armazenamento adequado em tanques de água como este utilizado pelas próprias instalações da Emater aqui no Parque da Expoagro”, explica a extensionista da área de Bem-Estar Social do escritório municipal da Emater/RS-Ascar de Vale Verde, Letícia Mairesse.

Servindo como exemplo do uso da tecnologia, Letícia explica que o tanque da Casa da Emater tem capacidade de aproximadamente 15 mil litros e toda a água é destinada à irrigação da horta e do pomar instalados no local.

“Instalados nas zonas rurais, estes depósitos não somente proporcionam suficiente capacidade de armazenamento de água, como também mantém a água segura outras atividades”, diz a extensionista da área de Bem-Estar Social do escritório municipal da Emater/RS-Ascar de Venâncio Aires, Leni Odila Wagner.

Entre as vantagens da adoção da cisterna estão a redução do consumo de água potável na propriedade e o baixo índice de desperdício de recurso natural.

“A cisterna pode ser construída a partir de materiais como a fibra de vidro, tijolos de alvenaria, ferro-cimento, metal ou pode ser escavada e revestida de geomembrana de polietileno de alta densidade (PEAD) ou de cloreto de polivinil (PVC). É formada basicamente por áreas de captação (telhados), sistema de filtragem e depósito de armazenamento”, diz o extensionista da área de Bem-Estar Social do escritório municipal da Emater/RS-Ascar de Herveiras, Reinaldo Kucharski.

Nas propriedades rurais, os telhados dos aviários e chiqueiros são excelentes fontes de captação de água a baixo custo. “Essa água é conduzida através de calha protegida, passando por filtros e direcionada até o reservatório final, a cisterna”, explica Reinaldo.

Para o consumo animal e humano, a água da chuva necessita ser devidamente tratada, devendo-se buscar orientação técnica para isso. “O armazenamento de água da chuva é objeto de reconhecimento institucional crescente, que escapa cada vez mais da divisão urbano-rural. Se reconhece assim como uma das técnicas que permite contribuir para a preservação de um recurso natural indispensável em qualquer lugar, seja na cidade ou no campo”, alerta a extensionista Letícia Mairesse.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar

◄ Leia outras notícias