Publicado em: 19/07/2012 às 08:00hs
A fama do cavalo Puro-Sangue Lusitano atravessou fronteiras. O chileno Alejandro Jodorowsky, um dos mais reverenciados cineastas da América Latina, selecionou quatro representantes da raça para estrelarem sua nova produção, chamada “A Dança da Realidade”, baseada na autobiografia de mesmo nome, lançada em 2009. Os escolhidos foram Dom Munheca Smar, Notório do Top, Fortunato do Xapuri ? nascidos no Brasil ? e Amuleto das Castanholas, que fazem parte do plantel do Haras Castanholas, local responsável pelo desenvolvimento do PSL em terras andinas, e que conta, também, com uma sede no Paraguai, liderada pela criadora Regine Reda.
“Alejandro estava buscando cavalos tordilhos. Entrou em contato comigo, visitou minha casa. Seus olhos brilharam quando viu os Lusitanos, seus movimentos, seu caráter e porte magnífico”, lembra Andrés Cox, responsável pelo criatório, em atividade há nove anos, que será um dos cenários da película.
Entre as lembranças, nem todas agradáveis, “A Dança da Realidade” revive o momento em que o pai de Alejandro, Jaime Jodorowsky, desiste de matar o então presidente do Chile, Carlos Ibáñez del Campo, governante do país entre 1927 e 1931, após vê-lo montado no tordilho Pecarai, um presente dado por Juan Domingo Perón, governante argentino. “Jaime ficou encantado com todas as coisas que o presidente Carlos fazia com o cavalo, piaffes, passages, capriolas e o passo espanhol. Ele, inclusive, estabelece uma relação amistosa com Aquiles, o cuidador do cavalo, que será representado por mim”, diz Cox.
Todos no Haras Castanholas estão muito animados em participar de um filme tão importante. A filmagem é significativa não apenas para os chilenos, mas também para os admiradores do Puro-Sangue Lusitano. Segundo Andrés Cox, com o início das filmagens, que durarão uma semana, o Haras Castanholas receberá mais de 70 profissionais, incluindo atores, câmeras e técnicos de diversas especialidades.
“É um momento especial. Sinto orgulho de meus cavalos atores e por colaborar com uma pessoa conhecida mundialmente como Alejandro Jodorowsky. Eu sou apenas um representante dos cavalos, um servidor. Foram os Lusitanos que conquistaram Alejandro. Eles merecem a reverência”, garante.
Sobre o Puro-Sangue Lusitano no Brasil e a ABPSL
A Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro-Sangue Lusitano (ABPSL) foi fundada em 1975, com o principal objetivo de desenvolver e manter o stud book da raça, fomentando a criação deste milenar animal no Brasil.
Atualmente, o País conta com aproximadamente 12 mil Cavalos Lusitanos registrados e ostenta o status de um dos maiores exportadores mundiais do animal, ajudando a raça a conquistar reconhecimento internacional. Em Portugal, berço natural do PSL, também existem animais nascidos no Brasil, mas Estados Unidos e México são os maiores compradores dos Lusitanos criados por aqui.
Fonte: Bureau Comunicação & Marketing
◄ Leia outras notícias