Outros

Case New Holland reafirma parceria com UFPR

A Case New Holland e a Universidade Federal do Paraná renovaram nesta quinta-feira (19) a parceria institucional que mantém há mais de 24 anos


Publicado em: 20/07/2012 às 08:30hs

Case New Holland reafirma parceria com UFPR

O convenio prevê disponibilidade de maquinário de última geração para capacitação dos estudantes do setor de Ciências Agrárias que utilizam a Fazenda Experimental da UFPR. Em contrapartida, a Universidade disponibiliza a área para instalações do Centro de Treinamento da New Holland, permitindo realização de atividades práticas no campo, como, por exemplo, treinamentos técnicos de mecânicos da rede de concessionários da marca, além de outros disponibilizados através do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Senar.

De acordo com Zaki Akel, reitor da UFPR, a renovação da parceria representa o compromisso da instituição em se firmar como universidade cidadã. “Todos sabemos que o Brasil é visto como o celeiro do mundo. Em ações como esta conseguimos manter os investimentos em ensino, pesquisas e extensão, que beneficiam diretamente os nossos estudantes e toda a cadeia do setor, que está trabalhando com cada vez mais tecnologia.”

Jefferson Teixeira, diretor industrial da planta da Case New Holland em Curitiba, ressaltou o privilégio da empresa ao atuar ao lado da UFPR. “Estamos satisfeitos em contribuir para a capacitação e o desenvolvimento da agricultura brasileira. Se conseguimos trabalhar desta forma, valorizando o conhecimento, podemos continuar melhorando o desempenho do setor.”

O convenio entre as instituições beneficia principalmente os estudantes do setor de Ciências Agrárias da Universidade, especialmente em função da Fazenda Experimental do Canguiri, de 440 hectares, mantida pela entidade no município de Pinhais, onde a New Holland mantém seu Centro de Treinamento.

De acordo com Giancarlo Kimmel, coordenador do CT, os investimentos realizados já permitem a ampliação da capacidade de realização de cursos. “Estamos trabalhando com o desenvolvimento de pessoas. Muitos estudantes que passaram pela Fazenda Experimental hoje estão trabalhando na empresa. Por isso continuamos mantendo os investimentos previstos de R$ 710 mil, aplicados em infraestrutura, componentes e maquinários”, afirma ele, que prevê crescimento de 25% no número de técnicos treinados este ano em relação ao ano passado.

Para o diretor do Setor de Ciências Agrárias da UFPR, Eduardo Teixeira, a parceria se faz fundamental em função de sua idade e magnitude. “Precisamos oferecer o melhor para os nossos alunos e, dando acesso à tecnologia disponibilizada nos equipamentos de hoje, podemos prepará-los para o mercado.” A busca constante em melhorias permite à Teixeira enumerar uma série de conquistas da UFPR. “Hoje, todas as 35 usinas de cana-de-açúcar do Paraná estão trabalhando com a cana que foi beneficiada na Universidade; mantemos seis fazendas experimentais e devemos ampliar nossa atividade em Castro, cidade referência na produção de leite; temos 200 patentes registradas pelos nossos alunos, e mais de dez dessas pesquisas estão sendo viabilizadas para o mercado. Parcerias como esta, com a Case New Holland, nos permite viabilizar esta expansão.”

Átila Francisco Mógor, diretor do Centro de Estações Experimentais do Canguiri, confirma os resultados favoráveis da parceria. “Na fazenda Canguiri conseguimos trabalhar com o maquinário dentro das áreas de plantio, de acordo com o cronograma de manejo. Esta facilidade traz visibilidade da Universidade, pois estamos recebendo pessoas de todo o Brasil e América Latina pela CNH e pequenos e médios produtores cadastradas pelo SENAR, que vem para participar de treinamentos viabilizados pela CNH e também conhecer nossos resultados.” De acordo com Mógor, trabalhando numa área sem aplicação de insumos na fazenda no último ano, alcançou-se um resultado – com uma colheitadeira da New Holland - de 8 toneladas de soja por hectare em uma área de APA (Área de Preservação Ambiental) sem aplicação de insumos, quando os maiores registros no Brasil, em áreas com aplicação de insumo, gira em torno de 12 ton/ha.

Fonte: Assessoria de imprensa New Holland

◄ Leia outras notícias