Publicado em: 28/03/2013 às 07:30hs
A conferência foi organizada pela revista New Ag International e International Fertilizer Industry Association (IFA), patrocinada por Agrium Advanced Technologies, Koch Agronomic Services, Everris e Haifa Group e apoiada pela Abisolo. A revista francesa tem publicação trimestral e foca na agricultura desde 2011, com leitores em mais de 150 países, enquanto a IFA atua na indústria de fertilizantes desde 1927 com 540 associados em 85 países.
Líder do projeto BioFORT, a pesquisadora da Embrapa Agroindústria de Alimentos Marília Nutti, foi convidada a falar sobre a biofortificação, proferindo a segunda palestra do evento, “Deficiências Globais de Micronutrientes e Programas de Biofortificação, com destaque para a América Latina e Caribe”, na quinta feira, dia 14, logo após uma apresentação sobre o papel da Embrapa na pesquisa e desenvolvimento de alta tecnologia para a agricultura, conduzida pela chefe geral da Embrapa Solos, Maria de Lourdes, representando o presidente da Embrapa, Maurício Lopes.
Em sua palestra, Marília apresentou as experiências em biofortificação e os planos para o futuro na América Latina e Caribe. Nas experiências, a pesquisadora destacou as parcerias dos sete projetos em biofortificação participantes da rede BioFORT, ressaltando os recentes esforços para incluir alimentos biofortificados na alimentação escolar no Brasil. Nos planos para o futuro, Marília apontou os focos da terceira fase do HarvestPlus, que prevê atividades entre 2014 e 2018 com maiores investimentos na América Latina e Caribe.
O evento também contou com a presença do coordenador mundial da rede HaverstZinc, Ismail Cakmak (Universidade de Sabanci – Turquia); Andrew Green, diretor geral da Iniciativa Nutriente Zinco da International Zinc Assosiation (EUA) e o diretor do programa brasileiro da mesma iniciativa, João Moraes.
No evento houve cerca de 50 estandes de exposições de empresas do setor agropecuário. Outras informações acerca da conferência e da biofortificação podem ser encontradas nos sites: www.newaginternational.com, www.biofort.com.br e www.harvestplus.org.
Fonte: Embrapa Agroindústria de Alimentos
◄ Leia outras notícias