Outros

Benefícios da soja na alimentação

Parceria entre EPAMIG, Embrapa e Fundação Triângulo torna grão mais saboroso


Publicado em: 09/11/2012 às 13:00hs

Benefícios da soja na alimentação

Pesquisadores da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), da Embrapa e da Fundação Triângulo desenvolvem, desde 2004, o projeto “Melhoramento Genético da Soja para a Alimentação Humana em Minas Gerais”. O objetivo é tornar o grão mais palatável para atender aos gostos e às necessidades nutricionais da população. O produto registrado como Soja de Minas já é comercializado por uma rede de supermercados de Uberaba e está sendo apresentado em outras regiões de Minas.

Com a finalidade de divulgar os resultados da pesquisa e apresentar o produto a representantes das secretarias estaduais de Saúde, Educação e Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) promoveu nesta quinta-feira (8), em Belo Horizonte, uma degustação de produtos feitos com as variedades da Soja de Minas Fit Soy (BRSMG 790A amarela) e Nutri Soy (BRSMG 800A marrom). “A parceria entre EPAMIG, Embrapa e Fundação Triângulo quer destacar a soja como produto nobre. E por ser tão rico em nutrientes acreditamos ser possível inserir a soja na alimentação escolar”, afirma o secretário da Seapa Elmiro Nascimento.

Os pesquisadores Ana Cristina Juhasz (EPAMIG) e Vanoli Fronza (Embrapa) e o representante da Fundação Triângulo Jonathan Ma foram os responsáveis pela apresentação do projeto e pela elaboração do cardápio (soja marrom cozida com feijão carioquinha na proporção de 50%, soja tropeira, salada e suco com soja amarela). Ana Cristina destacou a composição nutricional da soja comparada com outras fontes de proteína, como o feijão e a carne. “A soja é um alimento altamente protéico, recomendado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária por auxiliar na redução do Colesterol ruim e proteger contra doenças vasculares”, disse.

A pesquisadora afirmou que, apesar de benéfica, a soja não faz parte da alimentação usual do brasileiro. “O sabor forte das variedades próprias para a produção de óleo fez com que o brasileiro não se adaptasse com a soja encontrada no mercado. Com o melhoramento genético chegamos a cultivares com sabor suave, textura macia, e boa aparência”. Jonathan Ma, um dos responsáveis pela comercialização do produto afirmou que a intenção é popularizar o produto. “Queremos fortalecer a marca Soja de Minas, para que ela seja reconhecida como um produto do Estado como o queijo e o café”, disse.

Segundo Ana Cristina Juhasz, pesquisas aplicadas em eventos em que houve degustação das variedades da Soja de Minas apontaram 97% de aceitação do grão. “96% dos que degustaram essa soja disseram que a compraria para preparar em casa”, completa.