Outros

Análise em óleos essenciais de citrus identifica resíduos de agrotóxicos

A Embrapa Agroindústria de Alimentos tem realizado estudos em óleos essenciais de citrus para avaliar a presença de resíduos de agrotóxicos e os riscos para o consumidor


Publicado em: 13/06/2012 às 08:05hs

Análise em óleos essenciais de citrus identifica resíduos de agrotóxicos

A intenção é comunicar os resultados obtidos para o setor produtivo e para o consumidor afim de que se tomem providências para reverter o quadro.

Esta é a primeira vez que a análise de resíduos é feita em óleos essenciais de citrus e isto permitirá identificar e quantificar os resíduos de agroquímicos no produto. Os resíduos analisados estão  nas células vegetais dos frutos. Nesta estrutura, mesmo que o consumidor adote medidas de higienização, ele não consegue eliminar os resíduos. Portanto, a correção tem que ser feita na origem, ou seja, no campo, para garantir a produção de frutos mais saudáveis.

A pesquisa faz parte do projeto “Avaliação de métodos multirresíduos para análise de resíduos de agrotóxicos em óleos essenciais de cítricos”,  cuja liderança é da Embrapa Agroindústria de Alimentos.

De acordo com a pesquisadora Izabela Miranda de Castro, causando maior percepção para o problema, a tendência é de que o setor produtivo invista no controle adequado do uso de agrotóxicos. “Mesmo porque o consumidor também estará sendo informado e assim poderá pressionar os setores envolvidos”, explica.

Fonte: Embrapa Agroindústria de Alimentos

◄ Leia outras notícias