Outros

ABCZ apresenta proposta para padronização e compartilhamento de laudos entre laboratórios de DNA

Reunião realizada na tarde desta segunda-feira (19), na sede da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), em Uberaba/MG, pode ser considerada o início da criação de um banco de dados com informações de laudos de DNA de animais zebuínos


Publicado em: 20/03/2012 às 11:20hs

ABCZ apresenta proposta para padronização e compartilhamento de laudos entre laboratórios de DNA

Durante o encontro, representantes de 12 laboratórios de DNA acompanharam a apresentação do Sistema Interlab, desenvolvido pelas Superintendências Técnica e de Tecnologia da Informação da ABCZ. O sistema tem como objetivo principal promover a padronização das informações de DNA dos animais, bem como o compartilhamento dos laudos entre os laboratórios credenciados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, garantindo maior agilidade e eficiência na prestação dos serviços aos criadores de zebu.

Atualmente, a ABCZ exige para fins de registro genealógico a apresentação de laudo de DNA de 100% dos produtos oriundos das técnicas de reprodução TE e FIV, e ainda, apresentação de laudo de DNA para no mínimo 5% dos produtos oriundos de DNA1 (amostragem de produtos oriundos de Inseminação Artificial).

Após a apresentação, o sistema foi considerado pelos representantes dos laboratórios uma excelente iniciativa da ABCZ. “Esperamos que ainda no mês de março, o sistema comece a ser testado pelos laboratórios para averiguarmos o funcionamento. A expectativa é que antes da ExpoZebu 2012 este sistema comece a ser usado por todos os laboratórios credenciados pelo Ministério”, salienta o superintendente Técnico da ABCZ, Luiz Antonio Josahkian.

Participaram da reunião representantes dos laboratórios PCMS, Laboratório de Genética da UFMG, Linhagem, Linkgen, Gene/Genealógica, Geneal, Genoa Biotecnologia, Hermes Pardini, Laboratório Raça, DNA Consult, VRGen e Genext. Representaram a ABCZ na reunião o superintendente Luiz Antonio Josahkian, a superintendente técnica adjunta de Genealogia, Gleida Marques e o superintendente de Tecnologia da Informação, Eduardo Milani.

Fonte: Assessoria de Imprensa da ABCZ

◄ Leia outras notícias