Outros

Pesquisa, desenvolvimento e inovação para o Cerrado

O Cerrado, com 207 milhões de hectares e enorme importância no cenário agrícola, é o segundo maior bioma brasileiro


Publicado em: 09/04/2009 às 09:46hs

...

O Cerrado, com 207 milhões de hectares e enorme importância no cenário agrícola, é o segundo maior bioma brasileiro,  apresentando expressiva biodiversidade que pode ser explorada na produção de alimentos, forragem, madeira, fibras, fármacos  e plantas ornamentais. Desde sua criação, em 1975, a Embrapa Cerrados, unidade regional da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa),  vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, tem-se dedicado a atender às necessidades do País e às  expectativas da sociedade na geração de conhecimento e tecnologia que possibilitem a ocupação racional do bioma.

Desenvolve  e coordena pesquisa em recursos naturais, sistemas de produção, socioeconomia, bem como identifica o potencial de  aproveitamento e estratégias de uso para gerar, validar e transferir tecnologia, beneficiando o conjunto de agricultores que atua na região (www.cpac.embrapa.br).

O objetivo deste artigo na mídia é divulgar o livro “Pesquisa, desenvolvimento e inovação para o Cerrado”, o qual mostra em uma linguagem simples, algumas das principais tecnologias desenvolvidas na Embrapa Cerrados. Este livro é um dos produtos científicos da I Semana Universitária realizada na Embrapa Cerrados na ocasião da comemoração dos seus 30 anos. Participaram do evento, 58 estudantes da Universidade de Brasília (UnB), Universidade Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), Universidade Estadual de Goiás (UEG), UPIS- Faculdades Integradas, Universidade Católica de Brasília (UCB), Universidade Federal de Lavras (UFLA), Universidade Federal de Goiás (UFG) e Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Foram apresentadas palestras por pesquisadores da Embrapa Cerrados sobre contribuições das pesquisas realizadas na Embrapa Cerrados considerando sua missão institucional de viabilizar soluções tecnológicas para o desenvolvimento sustentável do espaço rural da região do Cerrado.

O referido livro registra a memória da I Semana Universitária da Embrapa Cerrados em 138 páginas ilustradas divididas em 15 pequenos capítulos escritos em linguagem mais informal. A temática apresentada nos capítulos envolve a caracterização e conservação da biodiversidade, o manejo e fertilidade do solo, a diversificação da produção agrícola, o exemplo da cevada como cultura alternativa, o desenvolvimento da agricultura familiar, a gestão de recursos hídricos, o manejo fitotécnico e da irrigação do café, a conquista do Cerrado pela soja e pelo trigo, aspectos atuais sobre biotecnologia, biossegurança e transgênicos, a integração lavoura-pecuária, o zoneamento agrícola e a agricultura de precisão.

Trata-se de uma fonte de consulta para estudantes e profissionais que gostariam de saber mais sobre as pesquisas realizadas pela Embrapa Cerrados e parceiros visando à adaptação, geração e transferência de tecnologia para o desenvolvimento sustentável do Cerrado.

Maiores informações sobre os temas apresentados no livro e outros temas das ações de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa Cerrados podem ser acessadas na home-page da Embrapa Cerrados www.cpac.embrapa.br

Fábio Gelape Faleiro - Pesquisador da Embrapa Cerrados, agrônomo, PhD. Contato: ffaleiro@cpac.embrapa.br e Evie dos Santos de Sousa – Analista da Embrapa Cerrados, agrônoma, M.Sc. Contato: evie@cpac.embrapa.br

Fonte: Embrapa Cerrados

◄ Leia outros artigos