Informática

iTrator

Aplicativo para aparelhos móveis da Apple gere máquinas agrícolas à distância


Publicado em: 11/12/2012 às 10:30hs

iTrator

Quem tem um smartphone ou tablet sabe bem a importância que tem o mercado de aplicativos (ou apps) para esses aparelhos móveis. São programas de jogos, serviços, cálculos, entre uma infinidade de funções, que o usuário instala pela internet e já sai usando. Agora, um novo aplicativo permite até que os produtores rurais administrem sua frota de máquinas agrícolas na tela do iPhone ou do iPad.

A fabricante de máquinas agrícolas Agco, dona das marcas Massey Ferguson e Valtra, fez uma parceria com a Apple para lançar o aplicativo Agcommand, que mostra a localização, o desempenho, o status atual e o programa de manutenção preventiva de cada máquina. O sistema mostra ainda a previsão do tempo no local em que a máquina está e traça a rota para se chegar até ela. “Os produtores estão cada vez mais profissionais e seus filhos já vêm com uma cabeça totalmente tecnológica”, explica Rafael Antonio Costa, gerente de marketing de produtos ATS (Soluções de Tecnologia Avançada, em inglês) da Agco.

O aplicativo permite também que o agricultor compare a produtividade de diferentes máquinas. “Isso é importante para ele identificar a necessidade de treinamento de um operador ou definir uma remuneração variável conforme a eficiência do funcionário”, exemplifica Costa.

Se uma máquina para de trabalhar, a informação é dada em tempo real pelo aplicativo, o que permite que se uma solução para o problema humano ou mecânico seja encontrada rapidamente. Até a concessionária pode receber automaticamente as informações do sistema, para identificar com rapidez as peças e serviços que serão necessários e agilizar o atendimento.

Costa reconhece que o desafio do aplicativo no Brasil é que o sistema precisa de sinal de celular no local onde está a máquina. Segundo ele, mais de 60% das máquinas Massey Ferguson e Valtra vendidas no Brasil podem receber o sistema, que é um acessório oferecido nas concessionárias. A Agco vai desenvolver outros aplicativos para o sistema iOS (da Apple), e pretende lançá-los também para outras plataformas móveis (Android e Windows).

Fonte: Sou Agro

◄ Leia outras notícias