Informática

Inclusão Digital chega ao Mato Grosso

Durante seis meses um microonibus adaptado com 11 computadores irá acompanhar o Programa Mutirão Rural da Cidadania, realizado pelo SENAR/MT em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social (Setas)


Publicado em: 28/06/2012 às 14:00hs

Inclusão Digital chega ao Mato Grosso

Trata-se do Programa Especial Inclusão Digital Rural, lançado oficialmente nessa quarta-feira (27), nA Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (FAMATO). "Queremos levar essa sala de aula sobre rodas para as comunidades rurais mais distantes possíveis, e com isso levar a oportunidade para quem vive fora dos centros urbanos de acessar a microcomputadores e a internet, algo tão comum para quem está na cidade, mas que não é a realidade para quem vive no campo", afirmou o presidente do SENAR/MT, Rui Prado.

O superintendente do SENAR/MT Tiago Mattosinho explica que o microonibus foi disponibilizado pelo SENAR Central (Brasília) e tem o objetivo de levar noções básicas de informática ao meio rural, permitindo assim que o público alvo da instituição tenha acesso a esse recurso tecnológico. "O programa visa despertar na população do meio rural o interesse pelos recursos digitais hoje tão difundidos em outros setores da sociedade como e-mail, sites de notícias, informações e sites com conteúdos voltados para os produtores e trabalhadores rurais”, afirmou. “Eles percebem o quanto estas ferramentas podem auxiliar em suas atividades e até mesmo propiciar uma melhoria na qualidade de vida à medida que facilita o acesso a educação", completou.

Na solenidade de lançamento os alunos do programa piloto, formada por integrantes do Assentamento Gamaliel - Zona Rural de Cuiabá, receberam o certificado de conclusão de curso. O aposentado Edson Moraes, 68, era o mais animado. "Agora que perdi o medo do computador pretendo continuar a estudar informática, não dá para ficar parado", disse. A dona de casa Avelina Martins, 60, também recebeu o seu certificado e agradeceu ao Senar pela oportunidade. "Já posso ter meu e-mail para conversar com familiares e amigos que estão longe", planejou. "O programa é maravilhoso porque muda a visão da zona rural. Antes quando se falava em meio rural já vinha na cabeça enxada e foice, agora estamos na era no teclado", filosofou.

Aproveitando o microonibus estacionado outra turma da comunidade Gamaliel participou de uma oficina de quatro horas. Nesse treinamento os alunos tiveram a oportunidade de ter contado com o computador, saber os benefícios da informática, os utilitários, o surgimento da internet e até criar um e-mail. "Esse é o primeiro contato deles com a máquina, o objetivo é derrubar o mito de que qualquer coisa pode estragar o computador. Depois eles tiveram uma aula bem básica para quem já convive com a ferramenta, mas de muita valia para eles", revelou o instrutor do Senar, Paulo Henrique da Silva.

No mês de julho o microonibus acompanha o Mutirão Rural da Cidadania nos eventos que ocorrem nos municípios de Alto Taquari, Alto Araguaia, Alto Garças, Ribeirãozinho, Ponte Branca, Araguainha, Pedra Preta, Rondonópolis, Itiquira, Tesouro, Guiratinga, São Jose Do Povo, Juscimeira, Dom Aquino e Jaciara.

Cases Móveis – Além do microonibus, que permanece em Mato Grosso até novembro, o SENAR/MT possui cinco Cases Móveis (malas), com 10 notebooks cada, para realização de aulas de informática em salas disponibilizados pelos sindicatos rurais. Cada case permanece de dois a três meses em cada regional. Nessa modalidade os treinamentos podem ser de quatro, oito ou 16 horas, dependendo do objetivo da turma formada. As turmas com carga horária de 16 horas receberão conteúdos como apresentação dos hardwares, Pacote Office, internet, criação de e-mail, navegação pelo Canal do Produtor. Nas turmas de carga horária de oito horas são fornecidos os mesmos conteúdos, mas com ênfase no uso da internet. Já nas que têm carga de quatro horas, a ênfase se dá no uso da internet.

Os sindicatos rurais podem solicitar o Programa Especial Inclusão Digital Rural - Cases Móveis ao SENAR-MT e a programação será feita de acordo com a logística da regional. Nesse mês as malas estão no Sindicato Rural de Campo Verde. "A procura está sendo muito boa e temos turmas agendadas até setembro", afirma o presidente do sindicato, Luiz Fernando Silva Guerreiro.

Fonte: Assessoria de Comunicação do SENAR/MT

◄ Leia outras notícias