Publicado em: 01/02/2013 às 14:50hs
De amanhã a domingo, a Unidade mostra as vantagens da poedeira colonial Embrapa 051 na 2ª Feira da Agricultura Familiar e 12ª Festa Di Bacco, no Parque da ACIEE, em Erechim. A Embrapa 051 oferece uma produção bem superior às aves coloniais rústicas. Uma galinha colonial comum produz cerca de 80 ovos a cada ciclo. Já a Embrapa 051 atinge de 280 a 300 ovos. Outra característica da poedeira é que ela também tem capacidade para produção de ovos pelas fêmeas e de carne pelos machos (abatidos com 120 dias). A poedeira se destina a criações semiconfinadas ou agroecológicas. Apesar de apresentar características coloniais, ela preserva todas as vantagens da avicultura comercial, como o controle sanitário e a garantia de qualidade do produto oferecido ao consumidor.
Também estarão na cidade gaúcha as Unidades Uva e Vinho, de Bento Gonçalves (RS), com destaque para as novas cultivares de uva lançadas recentemente pelo Programa de Melhoramento Genético da Videira: a BRS Magna e a BRS Vitória; e a Trigo, de Passo Fundo (RS), apresentando os usos dos cereais de inverno na integração lavoura-pecuária-floresta.
Já de 4 a 8 de fevereiro, a Embrapa Suínos e Aves estará presente no Show Rural Coopavel, que acontece no parque da cooperativa na BR-277, km 577, em Cascavel. O Show Rural é um tradicional evento tecnológico que conta com diversas atividades e exposições que este ano comemora seus 25 anos. A presidenta Dilma Rousseff deve visitar o Show Rural Coopavel no primeiro dia da feira.
No Show Rural, os visitantes vão conhecer as sugestões da Embrapa para o uso de cisternas, com o aproveitamento da água da chuva para a produção de animais; a CIAS (Central de Inteligência de Aves e Suínos), um site desenvolvido pela unidade (www.cnpsa.embrapa.br/cias) que todos os meses apresenta os índices de custos de produção de suínos e aves, os ICPSuíno/Embrapa e ICPFrango/Embrapa e os custos referenciais nos 11 maiores estados produtores do Brasil, além de outras informações técnicas; e as orientações de bem-estar no manejo pré-abate de suínos. O bem-estar no manejo pré-abate de suínos não é apenas uma questão de respeito com os animais. Os cuidados também trazem melhores condições de trabalho nas granjas e benefícios econômicos. As recomendações da Embrapa incluem a retirada dos animais das baias, a condução pelo corredor até o embarcadouro e como deve ser construída a rampa de embarque no caminhão.
Outras 18 Unidades da empresa participam do evento com suas tecnologias na Casa da Embrapa, Vitrine de Tecnologias e Unidade Didática de Agroecológica. Na Casa da Embrapa haverá um “lounge interativo”, divulgando a campanha Agrosustentável e o programa Dia de Campo na TV, além de ser um ambiente aconchegante para o público visitante. Outra novidade é o painel eletrônico para promover as tecnologias que estão sendo apresentadas no evento.
Na Vitrine de Tecnologias serão demonstradas cultivares de soja, milho, sorgo, feijão e forrageiras. A “Estação do Conhecimento” terá 49 minipalestras, abordando 18 temas. A Embrapa também participa da Unidade Didática Agroecológica, uma área dedicada a expor tecnologias que procura demonstrar o modelo de propriedade diversificada, em conjunto com parceiros.
Fonte: Embrapa Suínos e Aves
◄ Leia outras notícias