Informática

Custos de produção de suínos e de frangos já subiram mais de 30% nos últimos 12 meses

Em junho, o ICPFrango/Embrapa chegou a 242,32 pontos, enquanto o ICPSuíno/Embrapa superou pela primeira vez a barreira dos 250 pontos, fechando a 253,74 pontos


Publicado em: 25/07/2016 às 11:50hs

Custos de produção de suínos e de frangos já subiram mais de 30% nos últimos 12 meses

Os custos de produção de suínos e de frangos de corte divulgados pela CIAS, a Central de Inteligência de Aves e Suínos da Embrapa, subiram pelo quarto mês consecutivo. Em junho, o ICPFrango/Embrapa chegou a 242,32 pontos, enquanto o ICPSuíno/Embrapa superou pela primeira vez a barreira dos 250 pontos, fechando a 253,74 pontos.

Assim, o ICPFrango acumula altas de 2,98% em relação a maio, de 19,54% no ano e de 34,41% nos últimos 12 meses. Já ICPSuíno subiu 7,38% em relação a abril. No ano, o aumento já é de 22,65%, chegando a 38,82% nos últimos 12 meses.

Mais uma vez, o gasto com a nutrição dos animais foi o que mais influenciou a inflação dos índices calculados pela Embrapa. No caso dos suínos, os custos da ração subiram 36,11% desde janeiro, enquanto que com os frangos de corte a alta é de 33,24% no mesmo período.

Segundo o analista da área da socioeconomia da Embrapa Ari Jarbas Sandi, a alta nos custos de produção de ambos os setores do agronegócio brasileiro é reflexo dos contínuos aumentos nos preços dos insumos para as rações. "No Paraná, o preço do milho no atacado simplesmente duplicou nos últimos 12 meses. Em Santa Catarina, maior produtor de suínos, este mesmo insumo obteve um aumento de preço na ordem de 88,3%. Já para o farelo de soja, matéria-prima indispensável na formulação de rações para frangos de corte e suínos, o aumento no período analisado, foi de 37,52% no Paraná e de 38,11% em Santa Catarina", diz.

Para Sandi, "apesar de anunciada pela Conab no Décimo Levantamento de Safras/Julho 2016 a redução na produção de milho em 13,3% na safra e 21,1% na safrinha, e de a cotação do dólar continuar favorável à exportação de produtos derivados da agricultura e da pecuária, o mercado de grãos no mercado interno, especialmente o milho, tem sinalizado possíveis reduções de preços no atacado durante o próximo mês. Se esta tendência se confirmar, certamente, o setor produtivo de carnes poderá respirar um pouco mais aliviado", espera.

ICP/Embrapa

Os índices de custos de produção foram criados em 2011 pela equipe de socioeconomia da Embrapa Suínos e Aves e da Conab. O ICPFrango/Embrapa refere-se aos custos de produção no Estado do Paraná, para aviário tipo climatizado em pressão positiva, modelo referencial de produção. Já o ICPSuíno/Embrapa é obtido a partir de resultados de custos da produção de suínos em sistema tipo "ciclo completo" no Estado de Santa Catarina.

Aplicativo Custo Fácil

Disponível para download gratuito, o aplicativo Custo Fácil – Produtor Integrado auxilia o produtor integrado e a assistência técnica a organizar as informações necessárias para estimar o custo de produção e obter relatórios úteis para a gestão da granja. O Custo Fácil é indicado para integrados com contratos de parceria e de comodato para os sistemas de produção de suínos em creche e terminação, produção de leitões e frango de corte.

O aplicativo funciona em aparelhos móveis com sistema operacional Android e foi desenvolvido pela área de socioeconomia e pelo Núcleo de Tecnologia da Informação da Embrapa Suínos e Aves. O aplicativo pode ser baixado a partir do telefone celular ou tablet clicando no ícone da Play Store e fazendo a busca por "Custo Fácil" ou "Embrapa". Também é possível fazer a pré-instalação do aplicativo a partir do computador. Para isso é preciso que o usuário entre com sua conta do Google (caso não tenha, pode-se criar uma gratuitamente aqui) e depois acesse o endereço play.google.com/store/apps/details?id=br.embrapa.custofacil, clicando em instalar. O Custo Fácil será instalado no dispositivo móvel na próxima vez que se fizer conexão com a internet.

Planilha de cálculo do custo de produção do integrado

A Embrapa Suínos e Aves disponibiliza gratuitamente no site da Cias a versão 1.4 da planilha eletrônica que ajuda produtores de suínos e de frango de corte integrados realizarem a gestão da granja. A planilha permite ao produtor integrado e à assistência técnica inserir os coeficientes técnicos bem como o valor dos investimentos em instalações e equipamentos e despesas operacionais, gerando resultados de custos de modo ágil e de fácil interpretação dos resultados finais. Além da análise do resultado, a nova versão também apresenta uma estimativa da Taxa Interna de Retorno (TIR) do investimento realizado.

Fonte: Embrapa Suínos e Aves

◄ Leia outras notícias