Informática

Comerciante vende orgânicos pela internet na Paraíba

Empresário trabalha em parceria com pequenos produtores rurais para fornecer hortaliças, frutas e uma série de outros produtos


Publicado em: 23/09/2015 às 19:40hs

Comerciante vende orgânicos pela internet na Paraíba

O trabalho como motorista de uma fazenda de produtos orgânicos na Paraíba foi o ponto de partida. Entre uma viagem e outra para fazer as entregas, Werginton de Souza Teixeira, aproveitava o tempo para conhecer mais a produção e o mercado. "Aprendi e conheci agricultores que fornecem produtos." Foi há pouco mais de um ano que o comerciante de 36 anos resolveu mudar de rumo. Junto com a esposa - psicóloga que, além de trabalhar ao lado do marido, exerce a profissão - ele criou a Aroma Orgânico, uma microempresa, com faturamento mensal livre em torno de R$ 1,5 mil, que vende produtos orgânicos e naturais em Patos (PB), município com pouco mais de 100 mil habitantes, a cerca de 305 quilômetros da capital, João Pessoa.

O carro-chefe do negócio são hortaliças, conta o comerciante. Mas ele fornece também frutas, farináceos, temperos, chás e até produtos de marcas conhecidas de orgânicos e naturais. Como não tem um estabelecimento, como um loja ou venda, a alternativa para o empresário foi desenvolver um sistema de parceria com produtores locais. "Minha intenção é entregar sempre produtos frescos", garante Teixeira.

Toda a comercialização é feita pela internet, basicamente por e-mail e por aplicativos de comunicação. Às segundas-feiras, ele passa para os clientes uma planilha com os itens que estarão disponíveis na semana. Uma medida importante, diz Teixeira, já que a "produção orgânica é mais instável". Feitos os pedidos, o empresário vai até as propriedades retirar os produtos e embalar para a entrega, processo que é feito entre a quinta e o sábado de cada semana. "Eu faço questão de participar da colheita. Essa relação com o agricultor é importante para me certificar sobre os produtos. Já levei clientes para conhecer meus fornecedores", conta.

Atualmente, ele conta com quatro produtores rurais parceiros e diz receber também apoio da fazenda onde trabalhava, mas já tem a expectativa de ampliar sua base de fornecedores. "Um dos meus parceiros disse que um vizinho dele já pensa em mudar para a produção orgânica." A clientela ainda é pequena, reconhece, mas fiel. Ampliá-la depende principalmente de melhorar a divulgação do negócio, feita, inicialmente, com panfletagem e alguma ação em redes sociais. "Preciso de mais informações, principalmente, porque não tenho um estabelecimento", diz o empresário, que pretende continuar apenas no varejo de orgânicos.

O dono da Aroma Orgânico é um dos mais de 900 empreendedores da Paraíba que fazem parte do movimento Compre do Pequeno Negócio. A iniciativa visa ampliar a demanda pelos produtos fornecidos por micro e pequenos empresários e microempreendedores individuais. Do total cadastrado no estado pelo site oficial, 17 têm empresas ligadas ao meio rural, em segmentos como rações, pescado, varejo de produtos agrícolas e de carnes. De acordo com o Sebrae, existem no estado cerca de 120 mil pequenos negócios, além de 70 mil produtores rurais, que respondem por 56,3% dos empregos com carteira assinada e por quase 30% do Produto Interno Bruto (PIB) paraibano.

“Estou otimista e querendo compreender melhor a iniciativa”, afirma Werginton. Na próxima semana, entre os dias 21 e 26, a instituição promove a semana de capacitação voltada aos pequenos negócios. Para os paraibanos, a principal iniciativa será a Paraíba Agronegócios, uma feira que prevê, além da exposição dos produtos, palestras e clínicas tecnológicas. Está prevista também uma apresentação cultural itinerante, com a peça teatral "As aventuras do dinheiro voador", que fala sobre a importância da circulação de dinheiro na economia local. Em todo o país, está prevista uma ampla agenda de palestras, workshops, seminários e cursos.

Fonte: Globo Rural

◄ Leia outras notícias