Publicado em: 16/12/2022 às 15:30hs
A expectativa é de uma safra cheia em 2022/2023, em torno de 313 milhões de toneladas, segundo o último levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento. E, para que isso aconteça, o produtor deve estar atento a vários fatores. Além da escolha da semente, do manejo e do clima, é importante utilizar tecnologias que o ajudem na tomada de decisões e na gestão das lavouras.
“O produtor é um exímio administrador. Ele tem de controlar diversos fatores que são preponderantes para o resultado final da sua safra. Neste período, é importante ele contar com ferramentas e tecnologias que, de forma simples, o ajudam com informações em tempo real, funcionam como uma bússola na gestão da propriedade e ainda oferecerem relatórios periódicos sobre tudo o que está acontecendo nas lavouras, para o ajudar na tomada de decisões”, explica Jean Nobre, gerente de inovação e transformação digital da Agrológica.
Em uma plataforma que ajuda o agricultor a tomar decisões, armazenar dados sobre sua propriedade e seus negócios, a Agrológica, empresa de revenda de sementes e defensivos agrícolas com sete unidades em Mato Grosso, criou a ferramenta tecnológica AOL – Agro On Lógica (www.agrologica.com.br/aol/), que é um aplicativo em que o produtor faz download em seu celular e tem facilmente acesso a informações via timeline no aplicativo ou através de relatórios enviados via whatsapp pela equipe técnica de campo, acompanhamento geográfico de cada talhão durante a safra, fotos, áudios e vídeos gravados em tempo real nas propriedades.
“Mesmo fazendo uma gestão eficiente, o produtor se depara com desafios que fogem do seu controle, por isso a ferramenta ajuda os nossos clientes no mapeamento, planejamento e monitoramento das fazendas de forma segura e 100% gratuita. Nossa equipe de campo ajuda no planejamento de safra por cultura, monitoramento de praga (MIP), monitoramento de clima com mapas de chuva por talhão, entre outras informações”, conclui Nobre.
A Agrológica atende hoje 50% do estado de Mato Grosso. Dentre suas soluções para o mercado, a empresa oferece várias formas de financiamento e tem investido em operações como o barter, que representa 60% dos negócios a prazo. Para esta safra, prevê um faturamento de R$ 724 milhões nos segmentos de insumos e grãos, e espera dobrar a receita nos próximos três anos para safra 25/26.
Fonte: Comunicativas
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