Biotecnologia

TMG lança cultivares de algodão para atender demandas de cotonicultores da região Centro-Oeste e na Bahia

Lançamentos ocorreram durante eventos realizados em Lucas do Rio Verde, Primavera do Leste e Luís Eduardo Magalhães; em 2023, a empresa já realizou 76 horas de treinamento a 258 cotonicultores responsáveis por uma área de 374.242 hectares de algodão


Publicado em: 19/07/2023 às 16:00hs

TMG lança cultivares de algodão para atender demandas de cotonicultores da região Centro-Oeste e na Bahia

A TMG – Tropical Melhoramento & Genética – empresa brasileira de soluções genéticas para algodão, soja e milho, que busca trazer inovação ao campo, anunciou entre meados de junho e o início de julho o lançamento de cultivares de algodão para atender as demandas de produtores do Centro-Oeste do país e do estado da Bahia por variedades com características como alto teto produtivo e qualidade de fibra superior.

Os lançamentos ocorreram em três eventos do programa “Mais Performance” – criado pela companhia em 2018 para reforçar o relacionamento com toda a cadeia produtiva de algodão –, entre os dias 13 e 14 de junho, nas cidades de Lucas do Rio Verde e Primavera do Leste (MT), e no dia 4 de julho, em Luís Eduardo Magalhães (BA). Durante os encontros, que reuniram licenciados, consultores, parceiros e cotonicultores, a empresa realizou apresentações sobre seu catálogo de cultivares para a safra 2023/24, permitindo que os participantes conhecessem as novidades e tecnologias desenvolvidas para aprimorar a qualidade da fibra de algodão.

De acordo com Vagner Grade, consultor de desenvolvimento de produto na TMG, a empresa está em constante contato com o produtor para entender suas demandas e desenvolver as soluções genéticas. Para a região Centro-Oeste, a companhia apresentou cinco novas variedades, todas com alta qualidade de fibra e desenvolvidas com as tecnologias mais modernas do mercado. “Com isso, completamos o portfólio para atender a todas as necessidades dos cotonicultores da região”, conta o especialista, que reforça que “havia uma demanda por cultivares com tolerância a ramulária e resistência ao nematoide de galha”.

Na Bahia, foram lançadas cultivares com alto potencial produtivo, ótimo rendimento de fibra e facilidade no controle da soqueira, além de variedades que podem ser utilizadas como opção para refúgio, tolerância a ramulária, resistência ao nematoide de galha e bom arranque inicial.

Grade destaca ainda que a TMG é uma empresa multiplataforma, sendo a única do país a contar com um banco de germoplasma premium, e que oferece cultivares com todas as biotecnologias do mercado. “A TMG trabalha com foco nas necessidades dos produtores, desenvolvendo soluções que atendam as demandas por tecnologia e atributos genético das cultivares, que contribuem para aumentar cada vez mais o potencial produtivo de forma sustentável, oferecendo inovação a serviço do campo”, reforça.

Programa Mais Performance Algodão orienta produtores sobre manejo

O programa Mais Performance Algodão teve início no começo de 2018, quando a empresa começou a convidar especialistas em manejo e outros temas ligados à lavoura para capacitar produtores e parceiros comerciais, com o intuito de aprimorar o trabalho e estimular resultados robustos, sustentabilidade e viabilidade econômica das lavouras de algodão. Durante o ano de 2023, foram realizadas 76 horas de treinamento a 258 cotonicultores dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Bahia, responsáveis por uma área de 374.242 hectares de algodão. 

Fonte: TMG - Tropical Melhoramento e Genética

◄ Leia outras notícias