Biotecnologia

TMG dobra capacidade de produção de cultivares com o uso de tecnologia

Empresa conta também com mais amostras de plantas para testes, o que possibilita encontrar em menos tempo linhagens com bons atributos agronômicos


Publicado em: 09/04/2024 às 14:30hs

TMG dobra capacidade de produção de cultivares com o uso de tecnologia

A TMG – Tropical Melhoramento & Genética – empresa brasileira de soluções genéticas para algodão, soja e milho, tem colhido bons resultados após investir R$ 2,5 milhões na automação de suas casas de vegetação, localizadas em Cambé (PR) e Rondonópolis (MT). Com as novas tecnologias implementadas, a companhia conseguiu dobrar sua capacidade produtiva.

De acordo com Heitor Dias, coordenador de pesquisa na empresa, o monitoramento das casas de vegetação por meio de tecnologias tem reduzido consideravelmente as perdas. “Esses ambientes são essenciais para o melhoramento genético, pois são os locais onde realizamos milhares de cruzamentos e testes para descobrir e validar resistência às doenças. Diferente do campo, elas podem funcionar durante o ano todo, acelerando as etapas até o lançamento de produtos comerciais. Essas novas ferramentas estão sendo importantes para tornar o trabalho mais ágil e eficiente, pois podemos fazer a gestão de várias atividades remotamente”, diz.

Entre os recursos implementados, estão sensores precisos e resistentes conectados à internet para disponibilizar informação em tempo real, o que possibilita coletar e armazenar dados essenciais para as análises dos profissionais que atuam no processo de melhoramento genético.

Dias comenta, ainda, que após a implantação desses novos recursos e do monitoramento remoto em tempo real das casas de vegetação da empresa, notou-se que “há menos perdas na produção e, por consequência, os melhoristas contam com mais sementes obtidas por cruzamento, o que aumenta muito as chances de identificar as melhores genéticas. Além disso, é possível posicionar os colaboradores de forma mais estratégica já que não precisam fazer os ajustes presencialmente nas casas de vegetação. Assim conseguem exercer funções mais analíticas e operacionais extremamente importantes, como os cruzamentos para obtenção de novos produtos, que dependem 100% da mão humana”.

Com o novo cenário, a TMG pretende dobrar o número de sementes obtidas nos processos de casa de vegetação. “Com a ampliação no número de sementes dos cruzamentos, aumentamos a possibilidade de encontrar as melhores cultivares do nosso programa, o que nos ajuda também a reduzir o tempo necessário para lançamento de novas cultivares no mercado e disponibilizar novas tecnologias que aumentam a produtividade no campo”, destaca.

O investimento na modernização das casas de vegetação da TMG faz parte de um planejamento adotado pela companhia para fazer um aporte de R$ 2 bilhões em P&D em dez anos. “O emprego desses recursos já começam a trazer resultados consistentes no nosso processo de pesquisa e, consequentemente, no que oferecemos aos produtores, o que é fundamental, principalmente porque nosso propósito é atender com excelência às demandas do campo”, finaliza Dias.

Fonte: TMG - Tropical Melhoramento e Genética

◄ Leia outras notícias