Biotecnologia

Laboratório da Cobb é referência na avicultura mundial

Ambiente está capacitado para realizar testes de DNA e rastreabilidade molecular


Publicado em: 28/11/2012 às 12:40hs

Laboratório da Cobb é referência na avicultura mundial

A evolução tecnológica nos incubatórios e as metodologias de análises moleculares da Cobb-Vantress Brasil estão ultrapassando fronteiras na avicultura brasileira. Na vanguarda do mercado, a empresa tornou-se referência no cenário nacional e internacional ao direcionar seus esforços para manter estruturas próprias e de alta performance.

Equipamentos de última geração como PCR em Tempo Real e Sequenciadores, capazes de realizar testes de DNA e rastreabilidade molecular, foram escolhidos pelos cientistas da Cobb e ditam a tendência da avicultura no mercado.

Outro destaque é o seguimento total às normas de biossegurança, com equipamentos de ar-condicionado com filtros modelo HEPA (compostos por uma malha de fibras disposta aleatoriamente) que garantem 99,6% de ar limpo, além do controle de entrada e saída de todos os funcionários por meio de banho mandatório com troca de roupas e calçados, higienização de materiais e realização dos testes exclusivamente em Cabines de Segurança Biológica.

“Da arquitetura do laboratório, com cantos de paredes arredondadas para evitar que acumulem poeira, às normas de biossegurança, contamos com uma estrutura altamente eficaz e moderna para atender à demanda do mercado com total segurança”, diz Márcio Flávio Gereti dos Santos, coordenador de laboratório da Cobb, na sede da empresa em Guapiaçu, interior de São Paulo.

Além do laboratório em Guapiaçu, a Cobb-Vantress Incorporated mantém outros dois em operação no mundo, em Siloam Springs, Arkansas, Estados Unidos, e outro em Colchester, Essex, Inglaterra. “Atualmente realizamos ao mês, por exemplo, entre 15 mil e 17 mil análises. Já estamos com um projeto de ampliação em andamento e projeção de conclusão de obra em setembro de 2013”, adianta o profissional.

Munidos de uniformes brancos, que ambienta muito mais higiene e limpeza, os cerca de 7 funcionários do laboratório revezam-se para dar conta do trabalho durante os sete dias da semana. Entre biólogos, médicos veterinários e biomédicos, os profissionais foram selecionados ainda nas universidades para atuar na empresa.

Estes avanços tecnológicos nos últimos anos, na qualidade e oferta de insumos e equipamentos desenvolvidos em laboratórios de pesquisa, como o da Cobb, permitiram que algumas técnicas moleculares fossem adotadas como metodologias de diagnóstico confiáveis, rápidas, sensíveis e com melhor reprodutibilidade de resultados, viabilizando seu uso em diagnóstico.

Sobre a Cobb-Vantress Brasil - Desde 1916 em atividade e com sede na cidade de Siloam Springs, Arkansas, Estados Unidos, a Cobb-Vantress está presente há 17 anos no Brasil. Mais antiga companhia de genética avícola do mundo, é líder mundial no fornecimento de aves de produção para frangos de corte e em especialização técnica no setor avícola. A sede brasileira esta localizada na cidade de Guapiaçu, no interior do estado de São Paulo, e conta com aproximadamente 620 colaboradores.

Fonte: Note! Assessoria de Comunicação

◄ Leia outras notícias