Biotecnologia

Especialistas da América Latina e Caribe vão discutir o papel da biotecnologia para o desenvolvimento sustentável

Inscrições para a REDBIO 2013, que acontece em Mar del Plata, Argentina, já estão abertas


Publicado em: 04/01/2013 às 13:20hs

Especialistas da América Latina e Caribe vão discutir o papel da biotecnologia para o desenvolvimento sustentável

O pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Francisco Aragão, será um dos palestrantes do VIII Encuentro para Latino América y el Caribe de Biotecnologia - REDBIO 2013, que acontece entre os dias 18 e 22 de novembro, em Mar Del Plata, Argentina. Ele vai apresentar o feijão transgênico desenvolvido pela Embrapa e aprovado pela CTNBio – Comissão Técnica Nacional de Biossegurança em 2011. A REDBIO 2013 vai reunir especialistas da América Latina e Caribe em torno do tema: “Biotecnologia e sociedade: diálogos para um desenvolvimento sustentável. As inscrições para o evento já estão abertas e podem ser feitas pelo endereço: http://redbioargentina2013.com.ar/website/

O feijão transgênico, desenvolvido em parceria entre a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília, DF) e a Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás, GO), é um exemplo de sucesso para a biotecnologia e para a ciência no Brasil porque foi o primeiro produto geneticamente modificado (GM) aprovado no país totalmente desenvolvido por uma instituição pública de pesquisa. Além disso, ilustra o impacto social da engenharia genética, já que o feijão é produzido basicamente por pequenos produtores, com cerca de 80% da produção e da área cultivada em propriedades com menos de 100 hectares.

As variedades geneticamente modificadas desenvolvidas pela Embrapa são resistentes ao vírus do mosaico dourado, a pior ameaça à cultura do feijoeiro no Brasil e na América Latina, e são resultado de mais de 10 anos de pesquisa, entre obtenção e regulamentação. Durante a REDBIO 2013, Aragão vai compartilhar essa experiência com os participantes, com foco na obtenção e regulamentação, desde a transformação das plantas nos laboratórios da Embrapa até a sua aprovação pela CTNBio, incluindo os testes e as análises de biossegurança e segurança alimentar, que envolveram cerca de seis anos.

A REDBIO

A REDBIO reúne especialistas da América Latina e Caribe para discutir avanços, desafios e outras questões importantes relacionadas à biotecnologia. Este ano, em sua oitava edição, o evento terá como foco a divulgação da biotecnologia para a sociedade. Para isso, vai contar com a presença de cientistas e comunicadores.

O crescimento da biotecnologia é uma realidade no mundo e, especialmente na América Latina. Brasil e Argentina ocupam posições de destaque no ranking mundial de países que adotam a biotecnologia em suas lavouras, de acordo com dados do ISAAA - Serviço Internacional para a Aquisição de Aplicações em Agrobiotecnologia.

Mas, no entendimento da comissão internacional organizadora do evento, a biotecnologia ainda é uma área pouco conhecida por parte da sociedade. Por isso, é premente a discussão de ferramentas de comunicação que possam aumentar a sua compreensão pelo público em geral, tornando-a mais próxima do seu dia a dia.

Além disso, serão apresentadas novidades nas áreas de biotecnologia vegetal, animal e humana, como por exemplo, os avanços obtidos com células-tronco e engenharia de tecidos e órgãos, entre outros relacionados à energia, biossegurança e ecologia.

Informações e inscrições estão disponíveis no site da REDBIO 2013 pelo endereço: http://redbioargentina2013.com.ar/website/

Fonte: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

◄ Leia outras notícias