Biotecnologia

Especialista da USDA aponta uso da biotecnologia no controle da coccidiose

A imunologista Dra. Hyun Lillehoj é considerada hoje uma das maiores autoridades em pesquisa de coccidiose e fará palestra inédita em Chapecó,SC, durante o XIV SBSA


Publicado em: 10/01/2013 às 09:10hs

Especialista da USDA aponta uso da biotecnologia no controle da coccidiose

Durante o XIV Simpósio Brasil Sul de Avicultura, que será realizado de 09 a 11 de abril, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes em Chapecó, SC, especialistas e profissionais do setor vão debater o uso da biotecnologia e novas estratégias de controle da coccidiose usando a biologia, genômica e imunologia molecular como uma forma alternativa de evitar a propagação da coccidiose no futuro. Na programação desta décima quarta edição serão abordados temas relacionados à qualidade intestinal com as perspectivas de controle da coccidiose e doenças respiratórias, sempre presentes e causadoras de prejuízos consideráveis para o setor.

A imunologista Dra. Hyun Lillehoj, considerada hoje uma das maiores autoridades em pesquisa de coccidiose, vai abordar a demanda da indústria por métodos alternativos para o controle da coccidiose. Lillehoj propõe aumentar a compreensão do papel protetor das respostas imunes intestinais e discutir possíveis estratégias que estão sendo desenvolvidas para o controle da coccidiose.

Lillehoj vai apresentar os progressos recentes nas pesquisas de tecnologia genômica que podem identificar e caracterizar os agentes envolvidos na imunoproteção. Para a especialista são necessárias alternativas para controle da coccidiose e isso só será possivel através de pesquisas adicionais para determinar os processos fisiológicos e a complexidade da resposta imune e minimizar o impacto da coccidiose nas aves.

Painel abre o XIV SBSA


O painel que abre o evento deste ano será realizado no dia 09 de abril, terça-feira, e vai apresentar novidades e tecnologias que podem auxiliar a indústria e ténicos do setor para reduzir o alto índice de condenação de carcaças.“Contaremos com a presença de especialistas no assunto, como representantes do governo, pesquisadores e do segmento produtivo, para buscarmos alternativas que possam assegurar a qualidade sanitária dos alimentos mas, considerando formas de minimizar o alto nível de condenações por causas mais variadas, e que causam um prejuízo muito grande para toda a cadeia” explica Lancini.

Nesta décima quarta edição são esperados mais de um mil e quinhentos participantes de todo o Brasil e países vizinhos. O foco do encontro mais uma vez é oferecer atualização para os profissionais do setor e acesso às tecnologias disponiveis para assegurar alimentos de qualidade para os consumidores. Cotas de patrocínio e estandes já estão sendo comercializados.

Lancini alerta ainda para a responsabilidade do setor na oferta de alimentos “ É uma questão de responsabilidade de toda a cadeia, seja na área governamental, seja na área da indústria, buscar soluções que possibilitem uma redução nas condenações, pela melhora nos critérios técnicos, ou pela busca de novas práticas que melhorem a qualidade do nosso produto final” conclui.

O Painel que vai debater tecnologias para redução das condenação faz ainda uma reflexão sobre o papel do setor na oferta de alimentos em nível mundial. “Desperdiçar carne de qualidade é um luxo que não podemos admitir como técnicos e gestores em um país que, apesar de alguns pacotes assistencialistas, continua tendo uma parcela significativa de sua população passando fome”, reflete Lancini.

Pacotes de inscrição

Já estão sendo comercializados os pacotes de inscrições para o XIV Simpósio Brasil Sul de Avicultura que será realizado de 09 a 11 de abril no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes em Chapecó, SC, através do  (48) 99804920 ou pelo email panty@pantyassessoria.com.br . O valor inicial, na primeira etapa de vendas é de R$290,00 para profissionais e R$200,00 para estudantes. O encontro técnico chega décima quarta edição como um dos mais importantes eventos técnicos da avicultura brasileira com destaque nos principais sites internacionais do setor, que apontam a qualidade dos temas e palestrantes. Mais informações no site www.nucleovet.com.br.

Fonte: Assessoria de Imprensa XIV SBSA

◄ Leia outras notícias