Biotecnologia

Empresa anuncia aprovação regulatória de produto a base de feromônio

As perdas devido ao ataque da lagarta pode reduzir a produção em até 34%


Publicado em: 03/09/2020 às 15:40hs

Empresa anuncia aprovação regulatória de produto a base de feromônio

A lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda) é considerada a principal praga da cultura do milho no Brasil. O ataque na planta ocorre desde a sua emergência até o pendoamento e espigamento. As perdas devido ao ataque da lagarta pode reduzir a produção em até 34%. São conhecidas também por lagartas dos milharais e lagarta militar.

As lagartas recém eclodidas raspam as folhas e se alojam no cartucho, onde se observa seus excrementos. Pela destruição do cartucho, principalmente na fase próxima ao florescimento, podem causar danos expressivos que se acentuam em períodos de seca. Os dnos são maiores quando o ataque ocorre em plantas com 8 a 10 folhas. Esta espécie ataca preferencialmente o cartucho, mas também podem ser encontradas atacando plântulas, com hábito semelhante ao da lagarta rosca, espigas e, também, perfurando a base da planta, atingindo o ponto de crescimento e provocando o sintoma de "coração morto", típico da elasmo.

O controle é feito pelo tratamento de sementes, para controle nas fases iniciais da cultura, e aplicação de inseticidas sistêmicos, que controlam bem a praga quando as condições de suprimento de água são satisfatórias. Em condições de déficit hídrico, os tratamentos anteriores devem ser suplementados com pulverizações direcionadas para a região do cartucho. Recomenda-se o uso de produtos registrados para as culturas.

A Provivi®, uma empresa emergente de biotecnologia que usa feromônios para proteger as plantações dos principais insetos prejudiciais, anunciou a aprovação do registro no Brasil de seu produto a base de feromônio que visa promover a confusão sexual, dificultando o acasalamento, para o controle da lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda). Esta é a primeira aprovação de um feromônio com uma formulação foliar pulverizável líquida contra a lagarta-do-cartucho. Ele marca a primeira mudança em direção a um novo conceito para o controle dessa praga. O produto está aprovado para uso em qualquer cultura que seja atacada pela lagarta-do-cartucho.

“O produto será comercializado com a marca PherogenTM e é o primeiro de uma série de lançamentos de produtos planejados contra pragas prejudiciais. Ao adotar a tecnologia de feromônio da Provivi, os agricultores no Brasil têm uma ferramenta que permite a eles repensar a maneira de proteger suas lavouras contra as populações de insetos-prejudiciais, diz Ricardo Miranda, Líder de Negócios para Brasil e Argentina da Provivi”.

Fonte: Agrolink

◄ Leia outras notícias