Publicado em: 22/11/2012 às 10:10hs
A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 47 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, completa no dia 22 de novembro de 2012, 38 anos dedicados ao conhecimento, conservação e uso sustentável de recursos genéticos vegetais, animais e de micro-organismos, de forma a agregar valor e gerar produtos em prol da melhoria da qualidade de vida da sociedade brasileira. Para comemorar, será realizada uma solenidade com a presença do Chefe-Geral da Unidade, Mauro Carneiro, e do Presidente da Embrapa, Maurício Lopes, entre outras autoridades, no dia 21 de novembro, às 15 horas, no auditório Assis Roberto De Bem, na própria Unidade, em Brasília, DF. Um dos destaques do evento será a assinatura de uma carta de intenção com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa para elaborar e validar metodologias de avaliação de produtos biológicos.
O desenvolvimento de produtos biológicos vem aumentando consideravelmente no Brasil e no mundo, especialmente em resposta à crescente preocupação da população com os efeitos adversos à saúde e poluição do meio ambiente, decorrentes da utilização de produtos químicos. Mas é importante que, paralelamente ao desenvolvimento dos produtos biológicos, avance também o conhecimento específico, a inovação, o controle da qualidade, a regulação e o monitoramento dos produtos ofertados no mercado.
A parceria entre a Embrapa e a Anvisa prevê o desenvolvimento de um programa de monitoramento de produtos biológicos, a partir da definição de protocolos para sua fiscalização e controle. A utilização destes produtos é relativamente recente no Brasil e, por isso, ainda não possuem critérios de avaliação e fiscalização bem definidos.
Prevê também a capacitação dos agentes do sistema, de forma a alcançar os profissionais envolvidos no processo desde o registro à fiscalização local.
As ações relacionadas aos produtos biológicos serão desenvolvidas pela equipe do Laboratório de Bactérias Entomopatogênicas – LBE da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, coordenada pela pesquisadora Rose Monnerat, que trabalha com controle de pragas há mais de 20 anos e conta com estrutura implantada para realização dos testes necessários para garantir a qualidade e eficácia de produtos biológicos à base de bactérias entomopatogenicas (específicas para controlar os insetos-alvo).
Segundo Monnerat, a cooperação vai resultar na elaboração de manuais e procedimentos com orientações técnicas
Vale lembrar que este Laboratório será o primeiro da Unidade e o segundo da Embrapa a receber a acreditação do INMETRO - Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - na norma de qualidade ABNT NBR ISO/IEC 17.025.
Embrapa: experiência na produção de inseticidas biológicos
A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia tem experiência comprovada no desenvolvimento de inseticidas biológicos à base de bactérias para controlar mosquitos transmissores de doenças e pragas agrícolas. Três destes produtos, desenvolvidos em parceria com a empresa Bthek Biotecnologia, do Distrito federal, já estão no mercado: o Bt-horus para controlar o mosquito da dengue; o Sphaerus SC eficaz contra o mosquito da malária e o “Ponto.Final.” para combater lagartas que atacam culturas agrícolas.
A grande vantagem desses produtos é que são altamente eficientes contra os insetos, sem causar danos à saúde humana, de animais e ao meio ambiente.
Lançamento de publicação, entrega de medalha e inauguração de centro de convivência para os empregados
A solenidade vai contar ainda com o lançamento dos dois primeiros volumes do “Manual de Documentos do Sistema da Qualidade da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia”. Trata-se de um compêndio para orientar as atividades pertinentes à gestão da qualidade nos laboratórios da Embrapa, que contém também os requisitos técnicos e gerenciais para cumprimento das normas da qualidade.
Outra atividade será a entrega da “Medalha de honra ao mérito em inovação agropecuária” aos pesquisadores: Dario Grattapaglia, da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, e Marcos Deon Vilela de Resende, da Embrapa Florestas, pela importância científica e tecnológica do uso de seleção genômica ampla para o melhoramento florestal de eucalipto.
A Medalha foi criada pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia em 2011 com o objetivo de incentivar, reconhecer e premiar cientistas da Unidade e parceiros que se destacaram por suas descobertas e feitos inovadores de importância científica e tecnológica em prol da competitividade, sustentabilidade e qualidade da agropecuária brasileira. Ela é entregue todos os anos, sempre nas solenidades em comemoração ao aniversário da Unidade.
Ainda durante o evento comemorativo, será inaugurado o Centro de Convivência “Jairo Silva”, um espaço com mais de mil metros quadrados totalmente dedicados à melhoria da qualidade de vida dos empregados. Para isso, conta com restaurante que oferecerá alimentação balanceada com orientação permanente de nutricionista, além de vários ambientes em prol do bem estar dos empregados, como: espaço multiuso; integração e lazer; serviço médico, entre outros.
O nome do novo centro de convivência é uma homenagem ao pesquisador Jairo Silva, que foi Chefe-Geral da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia entre os anos de 1985 e 1989, e faleceu vítima de câncer em 2004.
Fonte: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia
◄ Leia outras notícias