Biotecnologia

Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia capacita profissionais em fecundação in vitro de embriões bovinos

O evento é realizado pela equipe do Laboratório de Reprodução Animal (LRA) da Unidade, sob a coordenação da pesquisadora Margot Dode, e acontece nos laboratórios do Campo Experimental Fazenda Sucupira da Embrapa, em Brasília-DF


Publicado em: 14/09/2012 às 08:20hs

Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia capacita profissionais em fecundação in vitro de embriões bovinos

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 47 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, realiza durante esta semana (10 a 14/09), o curso “Produção in Vitro de Embriões (PIVE) Bovinos”. O evento é realizado pela equipe do Laboratório de Reprodução Animal (LRA) da Unidade, sob a coordenação da pesquisadora Margot Dode, e acontece nos laboratórios do Campo Experimental Fazenda Sucupira da Embrapa, em Brasília-DF. Estão sendo capacitados profissionais das áreas de Medicina Veterinária e de Biotecnologia, dos estados do Maranhão, Distrito Federal, São Paulo e Rio Grande do Sul.

A PIVE visa acelerar o ganho genético a partir da otimização do uso de gametas de fêmeas superiores. O Brasil é hoje o maior produtor de embriões bovinos in vitro no mundo, representando mais de 80% do mercado mundial. Esta tecnologia está disponível hoje em quase todo território nacional, graças a um conjunto de forças como investimentos e trabalho em pesquisa, empenho dos técnicos e empreendedores na área e o envolvimento dos criadores de animais. A concentração da produção de embriões bovinos é maior nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, mas tem havido um crescimento também nas regiões Norte e Nordeste, nos últimos anos.

Segundo Dode, há cerca de 10 anos atrás, quando a PIVE ainda não era tão difundida comercialmente no Brasil como hoje, a equipe do LRA contribuiu significativamente na formação de profissionais e na contínua orientação técnica e de suporte, como orientação na definição de infraestrutura, na aquisição de reagentes e equipamentos, na implantação e acompanhamento da rotina dos laboratórios, entre outras.

Essas ações resultaram na implantação de 15 novos laboratórios de PIVE em 10 estados brasileiros, impulsionando ainda mais a difusão desta tecnologia no país (para saber mais acesse: http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/Agencia45/AG01/arvore/AG01_34_1211200714128.html).

A pesquisadora explica ainda que o curso faz parte das diretrizes da Embrapa de transferir conhecimentos e tecnologias à sociedade, contribuindo para a qualificação de novos profissionais que poderão atuar na área comercial de ensino ou de pesquisa.

Fonte: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

◄ Leia outras notícias