Biotecnologia

Embrapa promove palestras sobre uso de marcadores moleculares na agropecuária

O evento, voltado para profissionais, laboratoristas, técnicos e estudantes, acontece nos dias 26 e 27 de novembro, no seu auditório principal.


Publicado em: 27/09/2012 às 07:35hs

Embrapa promove palestras sobre uso de marcadores moleculares na agropecuária

A Embrapa Tabuleiros Costeiros, unidade de Aracaju (SE), promove o primeiro Ciclo de Palestras Sobre Uso de Marcadores Moleculares na Agropecuária. O evento, voltado para profissionais, laboratoristas, técnicos e estudantes, acontece nos dias 26 e 27 de novembro, no seu auditório principal.

O evento, coordenado pela pesquisadora Ana Veruska Cruz da Silva, da Embrapa Tabuleiros Costeiros, está sendo organizado em parceria com a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) e tem como objetivo  atualizar os participantes quanto às possibilidades de uso e a importância que os marcadores moleculares tem tido na pesquisa agropecuária.

O uso dessa ferramenta biotecnológica tem auxiliado diversos programas de melhoramento genético. Muitas estratégias já foram utilizadas para identificação de marcadores moleculares associados a alguma característica de interesse nas cadeias produtivas da agropecuária mundial.

INSCRIÇÃO E RESUMOS DE TRABALHOS

Os resumos dos trabalhos devem ser enviados até 3 de novembro através do e-mail da pesquisadora Ana Veruska: ana.veruska@embrapa.br.

Clique aqui para preencher o formulário de inscrição que deve ser enviado para o endereço ana.veruska@embrapa.br.

Confira abaixo a programação do ciclo e as normas técnicas para confecção dos resumos.

PROGRAMAÇÃO

CICLO DE PALESTRAS SOBRE USO DE MARCADORES MOLECULARES NA AGROPECUÁRIA


26/11/2012 – Segunda-feira

8h – 8h30 Inscrições e entrega de material.

8h30 – Abertura do Evento.

8h40 – 9h30 “Os marcadores moleculares como ferramenta ao melhoramento genético de plantas” – Marcelo Sfeir de Aguiar (Embrapa Tabuleiros Costeiros)

9h30 – 10h20 “Identificação de espécies de Melodogyne em canaviais do Nordeste brasileiro” – Lílian Margareth Guimarães (Universidade Federal da Paraíba)

10h20 -11h10 “Caracterização de germoplasma” – Karla Cristina Santos Freire (Universidade Tiradentes)

11h10 – 12h “Isolamento e Caracterização de Xylella fastidiosa em Sergipe” – Luzia Nilda Tabosa Andrade (Emdagro)

12h10 – 14h - Almoço

14h – 14h50 -“Perspectivas do uso de marcadores moleculares para a seleção de ruminantes adaptados ao clima tropical” – Debora Andrea Evangelista Façanha (Universidade Federal Rural do Semi-árido)

14h50 – 15h40 - “Mapeamento de genes de interesse econômico” – Leandro Eugênio Cardamone Diniz (Embrapa Tabuleiros Costeiros)

15h40 – 16h - Intervalo

16h – 18h - Apresentação de pôsteres

27/11/2012 – Terça-feira

8h30 – 9h20 - “Pacotes bioestatísticos utilizados para estudos de diversidade genética” – Allivia Rouse Carregosa Rabbani (Universidade Estadual do Vale do São Francisco)

9h30 - 12h - Apresentação oral de trabalhos

12h - Encerramento

Normas para confecção dos Resumos

Formatação - Configuração da página em formato A4, orientação tipo retrato, com margens de 2,5 cm. A fonte utilizada deverá ser a Times New Roman, espaço simples.

 Título  - O título deverá ser escrito em tamanho 12, maiúsculo, negrito e centralizado. Deverá conter no máximo 15 palavras.

 Autores  - Os nomes dos autores devem está em tamanho 11, completos, abaixo do título, somente a primeira letra de cada palavra em maiúsculo, centralizado e numerado de acordo com a afiliação. Deverá ser indicado o e-mail do autor de correspondência. A afiliação e o e-mail deverão ser em tamanho 10 e em itálico.

 Texto  - O texto do resumo deverá conter o mínimo de 220 e o máximo de 450 palavras, não devendo conter citações bibliográ?cas, palavras em negrito, siglas, abreviações, figuras, gráficos e tabelas. Deve ser informativo, sucinto e apresentar breve introdução, objetivo, metodologia, resultados e conclusão.
 
Palavras-chave - Logo após o texto do resumo devem ser inseridas Palavras-Chave (máximo quatro), separadas por ponto e vírgula. Não poderão ser utilizadas palavras já utilizadas no título.

Órgãos de Financiamento
   - Se houver órgãos financiadores inserir apenas as siglas separadas por ponto e virgula. 

Fonte: Embrapa Tabuleiros Costeiros

◄ Leia outras notícias