Biotecnologia

Embrapa promove 3º Ciclo de palestras sobre cultivo in vitro de plantas

A Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE) realiza, nos dias 11 e 12 de setembro, o Ciclo de palestras sobre cultivo in vitro de plantas


Publicado em: 22/08/2012 às 07:35hs

Embrapa promove 3º Ciclo de palestras sobre cultivo in vitro de plantas

Em sua terceira edição, o evento terá palestrantes da Embrapa, Ministério da Agricultura, Instituto Agronômico de Pernambuco, Universidade Federal de Sergipe, Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) e Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec).

Realizado no auditório da Unidade da Embrapa, na avenida Beira Mar, na capital sergipana, o ciclo tem como objetivo capacitar profissionais, empresários, laboratoristas, técnicos e estudantes quanto à aplicação de técnicas de cultura de células, tecidos e órgãos vegetais de plantas para a multiplicação in vitro de plantas.

Sob a coordenação da pesquisadora da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Ana da Silva Lédo, este ano o evento contará com uma sessão de apresentação de trabalhos técnico-científicos na forma oral, com a publicação dos trabalhos na forma de resumos expandidos nos anais do evento.

Inscrições

As inscrições para o ciclo de palestras são gratuitas e podem ser feitas através da internet. O participante deve preencher o formulário em Word disponível aqui e enviá-lo por e-mail para aline.moura@embrapa.br ou pelo fax (79) 4009-1399.

Ao fazer a inscrição o participante receberá uma confirmação por e-mail dentro de 24h. Caso não receba a confirmação, deverá entrar em contato pelo telefone (79) 4009-1316.

Resumos

Cada inscrito poderá submeter até dois resumos expandidos como autor principal, sem limites para coautoria na área de cultivo in vitro de plantas. O prazo para envio dos resumos vai até 3 de setembro. A inscrição dos trabalhos será efetivada com o envio do arquivo para o e-mail agaraujo2003@hotmail.com.

A submissão dos resumos autoriza a Comissão Organizadora e os apoiadores do evento a publicar ou divulgar o resumo em âmbito nacional, internacional e em todos os meios de comunicação, não cabendo qualquer pagamento de direito autoral. Não serão aceitos trabalhos ou resumos incompletos, com promessas de serem concluídos ou com menção de "os resultados serão discutidos".

O conteúdo do trabalho é de inteira responsabilidade dos autores e deve ter de duas a cinco páginas, em fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento 1,5 cm, folha A4 com margens 2,5 cm. O arquivo enviado deve conter o título do trabalho; nome dos autores com o respectivo vínculo institucional e e-mail; introdução; material e métodos; resultados e discussão; conclusões, agradecimentos (opcional) e referências bibliográficas. Clique aqui para obter o modelo.

Todos os trabalhos aprovados serão publicados nos anais do evento.

Cultura de tecidos

A cultura de tecidos compreende um conjunto de técnicas nas quais um explante, que pode ser uma célula, um tecido ou um órgão, é isolado e cultivado em condições assépticas sobre um meio nutritivo artificial.

A técnica tem inúmeras aplicações, como na micropropagação (clonagem rápida) de plantas, em programas de melhoramento genético, na conservação e intercâmbio de germoplasma (material genético) e produção de plantas livres de vírus.

A micropropagação é a técnica de mais ampla utilização da cultura de tecidos e sua aplicação comercial já é uma realidade para a produção de mudas de espécies frutíferas, olerícolas, ornamentais, florestais e medicinais em diversos países, inclusive no Brasil.

Em Sergipe, o SergipTec mantém a Biofábrica de Mudas em São Cristóvão, anexa ao campus da UFS. O complexo foi instalado com a consultoria técnica e capacitação dos profissionais ministrada por pesquisadores da Embrapa Tabuleiros Costeiros.

Fonte: Embrapa Tabuleiros Costeiros

◄ Leia outras notícias