Biotecnologia

Embrapa estuda oportunidades de parcerias com sul-coreanos

Biotecnologia em produção animal, mudança climática, bioenergia, cosméticos e frutas tropicais. Essas são alguma das áreas que despertam o interesse da Coreia do Sul em parcerias com a pesquisa brasileira


Publicado em: 20/09/2012 às 10:50hs

Embrapa estuda oportunidades de parcerias com sul-coreanos

A informação foi repassada pelo coordenador do Labex-Coreia da Embrapa, o pesquisador Gilberto Schmidt, durante dois dias de visita à Embrapa Suínos e Aves em Concórdia (SC).

Schmidt apresentou aos pesquisadores da Unidade oportunidades de cooperação envolvendo a Embrapa, o Rural Development Administration (RDA), instituição parceria da empresa brasileira na Coreia do Sul, e o Korean Research Institute of Bioscience and Biotechnology (KRIBB). O coordenador do Labex-Coreia foi acompanhado pelo pesquisador coreano Sang Ho Kim, do National Institute of Animal Science (NIAS) da Coreia do Sul, que mostrou uma visão global da indústria coreana na produção de suínos e aves.

"Também identificamos algumas oportunidades interessantes de parcerias com o NIAS na área de desenvolvimento de insumos veterinários; com o KRIBB na área de uso de resíduos animais na produção de bioenergia e by-products (produtos secundários de um processo de fabricação ou reação química ou bioquímica); e nos modelos de gestão da organização e de relações entre os setores produtivo e atacadista na agricultura familiar coreana", destaca Schmidt que, além de coordenar o laboratório virtual da Embrapa na Coreia do Sul (onde está há oito meses), desenvolve uma pesquisa de melhoramento genético de suínos no Labex.

Nos próximos meses, devem-se definir quais dessas áreas serão priorizadas para se estabelecer parcerias de cooperação bilateral ou se criar um portfólio de oportunidades para implantar projetos em parceria.

Labex - O Labex-Coreia é um dos laboratórios virtuais da Embrapa no exterior criados para servirem como um programa para o desenvolvimento de pesquisas prioritárias para a Embrapa em parceria com cientistas estrangeiros e também de treinamento de pesquisadores em tecnologia de ponta. Implementado em 2009, o Labex-Coreia é a primeira experiência da Embrapa na Ásia e fica em Suwon, cidade de 1,1 milhão de habitantes a cerca de 30 quilômetros da capital, Seul.

Fonte: Embrapa Suínos e Aves

◄ Leia outras notícias