Publicado em: 12/09/2012 às 07:25hs
As cinco estrelas correspondem ao conceito "excelente" e quatro estrelas, "muito bom". Os novos campi da UnB têm um representante na lista dos cursos melhores avaliados: o curso de Gestão do Agronegócio, da Faculdade UnB Planaltina-FUP, que pelo segundo ano consecutivo conquistou quatro estrelas. No lançamento da publicação, a Editora Abril anuncia as melhores universidades do país em cinco categorias. No ano passado, a UnB ganhou Prêmio Guia do Estudante como melhor universidade em ciências humanas e sociais. Em 2011, 25 cursos conquistaram cinco estrelas, 20 receberam quatro estrelas e um, três estrelas.
O reitor José Geraldo de Sousa Junior celebrou o aumento no número de cursos bem avaliados e considerou particularmente notável o desempenho do curso da FUP, criado há seis anos. “É o primeiro curso dos novos campi a figurar muito bem ao lado de cursos tradicionais, confirmando nossa expectativa que a qualidade da UnB está presente na expansão e nos projetos dos novos cursos, em especial nos novos campi”, afirmou. “Essa avaliação mostra o que eu insisto em reforçar: não há periferia na UnB. A qualidade é completa no trabalho desenvolvido nos campi”, acrescentou.
Para o diretor interino da UnB Planaltina, Jean-Louis Le Guerroué, a visibilidade que essa avaliação gera para os alunos de Gestão do Agronegócio é muito positiva. “Esse curso é recente no Brasil e ainda desconhecido. É importante que os estudantes tenham conhecimento dessa opção. Como gestor do agronegócio, a atuação pode ser diversificada, em empresas, governo, cooperativas”, avaliou.
“A gente recebe com muita alegria essa avaliação. A popularidade desse guia é muito importante”, afirmou Reinaldo José de Miranda Filho, coordenador do curso em Planaltina. A graduação foi criada no início do campus, em maio de 2006, e trabalha com base em três eixos: produção de matéria prima, transformação, transporte e distribuição.
O decano de Ensino e Graduação da UnB, José Américo Garcia, também destacou a visibilidade que a qualidade dos cursos ganha com a publicação. “Quando o estudante vai prestar vestibular, normalmente compra esse guia nas bancas. Com essa publicação, os estudantes têm um acesso mais fácil a uma avaliação de melhor qualidade do que no caso de outros rankings”, observou.
A avaliação de cursos universitários do Guia do Estudante consiste em uma pesquisa de opinião feita por uma equipe de jornalistas com professores e coordenadores de graduação. São esses acadêmicos que emitem os conceitos que, no fim do processo, permitem classificar os cursos em bons, muito bons e excelentes. A avaliação é feita anualmente.
A graduação em Gestão do Agronegócio da FUP foi destaque, também, no ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), recebendo a nota máxima, cinco, da avaliação que considera o resultado obtido a partir da aplicação de prova aos alunos ingressantes e formandos. O exame avalia o desempenho em conhecimentos gerais e específicos.
Para Alberto Santos, diretor executivo da Comissão Nacional dos profissionais de Gestão do Agronegócio – PROEGA e Gestor do Agronegócio pela UnB/FUP, os resultados positivos surgem das iniciativas de professores comprometidos com o curso e da preocupação dos estudantes com o desenvolvimento da graduação, destacando ainda os benefícios da formação ao setor. “Nossa curso apesar do pouco tempo de existência já garantiu inúmeros resultados acadêmicos positivos e o setor do agronegócio vem ganhando importantes profissionais de gestão e articulação das cadeias produtivas agroindustriais”defendeu.
Para conhecer mais sobre o curso de Gestão do Agronegócio da UnB/FUP e de outras instituições como na Universidade Federal de Viçosa e Universidade Estadual de Campinas, acesse: www.proega.com.br
Fonte: PROEGA - COMISSÃO NACIONAL DOS PROFISSIONAIS E ESTUDANTES DE GESTÃO DO AGRONEGÓCIO
◄ Leia outras notícias