Agricultura Precisão

Vittia Apresenta Inovação com Biodefensivo Aplicado por Drones na Global Cana 2024

Tecnologia de aplicação aérea de agentes biológicos promete avanços significativos no controle da broca da cana-de-açúcar


Publicado em: 10/09/2024 às 07:00hs

Vittia Apresenta Inovação com Biodefensivo Aplicado por Drones na Global Cana 2024
Foto: Pixabay

A Vittia, empresa brasileira de biotecnologia especializada em defensivos biológicos e nutrição especial para plantas, foi destaque no 3º Congresso Global Cana, realizado no dia 5 de setembro em Ribeirão Preto (SP). Durante o evento, a empresa apresentou o biodefensivo macrobiológico Tetra Duo-Vit (Tetrastichus howardi), utilizado para combater lagartas e pupas da broca da cana-de-açúcar (Diatraea saccharalis).

O grande diferencial apresentado pela Vittia foi a aplicação do agente de controle biológico via drone, o que trouxe resultados expressivos. Nos testes realizados em campos comerciais, a tecnologia demonstrou uma taxa de parasitismo superior a 80%. A Vittia é atualmente a única empresa no Brasil capaz de produzir e entregar o Tetra Duo-Vit em escala.

Controle Biológico Inovador e Eficiente

O controle biológico promovido pela Tetra Duo-Vit é estrategicamente planejado, com o parasitoide agindo em duas frentes: nas fases de lagarta e pupa da praga. Isso garante um controle mais duradouro, com o parasitismo atuando de maneira eficaz por até 10 dias em campo. A aplicação por drone, com um raio de voo de 50 metros, traz ainda ganhos operacionais, como maior rapidez e precisão, além de evitar desperdícios no processo.

Segundo Joan Brigo Fernandes, Diretor de Macrobiológicos da Vittia, o uso de soluções biológicas está em crescimento no Brasil, principalmente devido à menor probabilidade de desenvolvimento de resistência aos defensivos biológicos, em comparação com os químicos. "Estudos indicam que 70% dos produtores brasileiros pretendem manter ou aumentar o investimento em produtos de base biológica. Somos pioneiros no uso do Tetrastichus para o controle da broca da cana, e nossos resultados superam os de qualquer outro produto macrobiológico disponível no mercado", afirma Fernandes.

Expansão Tecnológica e Industrial

Neste ano, a Vittia centralizou suas operações laboratoriais de macrobiológicos em Artur Nogueira (SP), com investimentos em tecnologia 4.0, automação e sensoriamento, ampliando sua capacidade de atendimento. Com uma área de 32 mil m², a planta fabril está estrategicamente localizada próxima a universidades e centros de pesquisa de renome, facilitando o intercâmbio de conhecimento e a logística de distribuição em todo o país.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias