Agricultura Precisão

Tecnologia de precisão é aliada dos silvicultores para aumentar produtividade

Reduzir custos e diminuir o impacto ambiental também são benefícios proporcionados por softwares e equipamentos voltados ao setor florestal


Publicado em: 07/02/2013 às 16:50hs

Tecnologia de precisão é aliada dos silvicultores para aumentar produtividade

O Brasil é o sétimo país no ranking das nações com maior área de floresta plantada no mundo. Isso quer dizer que, com 3,27% do seu território coberto por florestas de pinus, eucalipto e outras espécies plantadas para fornecer matéria-prima para a indústria, o Brasil é um dos principais fornecedores mundiais de madeira, papel, celulose e outros produtos derivados das árvores. São 6.516 hectares que geram uma produção com o valor bruto de R$ 53,91 bilhões, reúnem 0,5% da arrecadação nacional de impostos e são responsáveis por 3,1% das exportações brasileiras. Com essa participação expressiva no mercado internacional, o Brasil ainda tende a melhorar seu desempenho no setor florestal, uma vez que os produtores estão adotando novas tecnologias para alavancar a produtividade.

O setor florestal corresponde a cerca de 30% dos clientes da Arvus Tecnologia, uma das principais fabricantes brasileiras de soluções para agricultura e silvicultura de precisão. A tecnologia de precisão, que garante o controle preciso da aplicação de insumos e defensivos agrícolas, da correção da terra e do plantio através da utilização de softwares e equipamentos, possibilita não só aumentar a produtividade, mas também diminuir o impacto ambiental e reduzir os custos em até 20%.

As principais empresas que investem no plantio de florestas no país, dos ramos de papel e celulose, madeira processada e carvão, são clientes da Arvus, dando prova do investimento que o setor está fazendo para aumentar a produtividade. “Em países como os Estados Unidos, a agricultura e a silvicultura de precisão são utilizadas na maioria dos cultivos, o que lhes garante alta competitividade. A Arvus preocupou-se em fornecer aos produtores brasileiros uma tecnologia desenvolvida especialmente para a realidade de nosso país, de acordo com as características de cada região, os tipos de solo e outras demandas específicas nacionais. Isso garante competitividade também aos produtores brasileiros”, explica Bernardo de Castro, presidente da Arvus.

Silvicultura de precisão

A silvicultura de precisão consiste no correto manejo dos insumos a serem aplicados, evitando sobreposição, aplicação acima ou abaixo da recomendação e outras falhas. Além disso, o sistema de silvicultura de precisão facilita o gerenciamento das atividades de campo, pois consolida os dados de campo em relatórios, dashboards, gráficos e outros formatos, fornecendo subsídios para a gestão.

O monitoramento da silvicultura de precisão é realizado por especialistas em análise do solo e produtividade, com o auxílio de sistemas de georreferenciamento que marcam a latitude e a longitude de cada ponto. Os dados são repassados para softwares específicos, integrados a equipamentos acoplados às máquinas. Os equipamentos para a silvicultura de precisão são capazes de fazer o controle e a distribuição exatos dos insumos, de acordo com os mapas pré-estabelecidos e indicados no sistema.

O sistema conta, ainda, com o apoio do piloto automático, que guia o trator em linhas paralelas e curvas, fazendo o controle da velocidade e das manobras necessárias para o processo de adubação, semeadura e correção do solo. Assim, há maior precisão no processo, segurança para o operador e evita-se a chance de erro humano.

 Linha Titanium 

O Sistema Arvus de Agricultura e Silvicultura de Precisão Titanium realiza o controle e monitoramento eletrônico da aplicação de insumos: fertilizantes e corretivos agrícolas. Além do Piloto Automático - que controla as manobras e velocidade do trator -, possui outros módulos, como: o guia virtual (também conhecido como barra de luz); o controlador de taxa variável - controles especializados que variam a quantidade de material depositado, a concentração do insumo ou, ainda, a proporção entre diferentes materiais, conforme o mapa de recomendação pré-definido; e o controlador corte de seção, responsável por evitar a sobreposição do pulverizador durante a aplicação e a aplicação fora da área programada.

 Arvus Tecnologia 

Com sede em Florianópolis (SC), a Arvus Tecnologia é uma empresa brasileira pioneira na fabricação de equipamentos para agricultura e silvicultura de precisão, com tecnologia 100% nacional. Fundada em 2004, está presente nas principais fronteiras agrícolas brasileiras, onde conta com técnicos especializados para auxiliar os produtores. A empresa atua tanto na venda direta de equipamentos, quanto no desenvolvimento e na prestação de serviços. Possui parcerias com fabricantes de tratores e implementos, concessionárias e pontos de venda em várias regiões do país.