Agricultura Precisão

Software avalia potencial de irrigação

Programa gratuito da Embrapa analisa solo, água e cultura, revelando a produtividade esperada


Publicado em: 08/03/2012 às 18:20hs

Software avalia potencial de irrigação

A irrigação é investimento caro, porém muito necessário em alguns casos. Novas tecnologias de irrigação, ferramentas e programas de governo têm incentivado cada vez mais o uso do sistema de irrigação. Com o objetivo de auxiliar o produtor a analisar o potencial de irrigação de uma área, a Embrapa Solos desenvolveu um software que avalia qual é o melhor sistema a ser usado de acordo com a análise de solo, de água e a cultura a ser cultivada. O interessante é que o software consegue, inclusive, calcular qual será a produtividade naquela área.

— O software Sibcs está disponível gratuitamente no site da Embrapa Solos, em ambiente web. Basta o usuário preencher todas as lacunas necessárias que o sistema exige, como parâmetros de solo e água, depois selecionar a cultura e o sistema de irrigação a serem utilizados. O programa cruza todas as informações e fornece ao usuário qual é a potencialidade de retorno daquela cultura naquele sistema de irrigação com aquele tipo solo — ensina Fernando César Amaral, pesquisador da Embrapa Solos.

A primeira versão do Sibcti foi lançada em 2005, mas o programa foi atualizado considerando novas tecnologias de irrigação, atualizando dados de solo e produtividade das culturas. Além disso, a nova versão lançada recentemente facilita a navegação do usuário já que não é mais preciso fazer o download do software, ele pode ser manuseado diretamente no site da Embrapa Solos, e guarda as informações do último acesso feito pelo usuário.

— Antes de lançarmos a versão brasileira, era usado o sistema americano, mas ele era defasado porque não considerava as peculiaridades de cada cultura, nem a salinidade da água, ph da água e a análise era feita em cima do sistema de irrigação de superfície, que era o dominante antigamente. Os sistemas modernos como por gotejamento não eram considerados, o que comprometia o resultado — explica Amaral.

O pesquisador se mostra contente com os resultados que o software brasileiro vem alcançando. Segundo ele, muitos perímetros foram revistos, vários estudos bases utilizaram o Sibcti para confirmar ou não a potencialidade de uma localidade para irrigação.

— Com o lançamento do Plano Nacional de Irrigação, que deve ser lançado nas próximas semanas pelo Governo Federal, nós imaginamos que o Sibcti será uma ferramenta fundamental para a avaliação que será feita em todo o sistema de irrigação no país. Porque a irrigação é um investimento caro e o produtor não pode abrir mão de uma ferramenta gratuita como essa — analisa.

Fonte: portal dia de campo

◄ Leia outras notícias