Agricultura Precisão

Senar Goiás realiza em Rio Verde/GO Seminário Regional de Agricultura de Precisão

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) Goiás, realiza no município de Rio Verde/GO, no dia 13 de novembro, o Seminário Regional de Agricultura de Precisão


Publicado em: 05/11/2012 às 11:00hs

Senar Goiás realiza em Rio Verde/GO Seminário Regional de Agricultura de Precisão

O evento será realizado no Salão Verde do Parque de Exposições Agropecuária, e terá início às 8h30min. Segundo o chefe do departamento técnico do Senar, Flávio Henrique, o Seminário Regional de Agricultura de Precisão é uma iniciativa do Senar Central e já foi realizado em outros estados brasileiros. “Agora é a vez de Goiás receber o evento”, diz.

Flávio explica que, dentro da programação do Senar Goiás, existe a expectativa de realizar mais cinco eventos semelhantes no ano de 2013. “O projeto está dentro da proposta de um programa voltado para disseminar a tecnologia de Agricultura de Precisão no seu sentido amplo. O Senar Goiás já possui várias ações que irão complementá-lo.” Um exemplo, segundo ele, é o Treinamento em Operação de GPS – Máquinas Agrícolas, Programa Empreendedor Rural, Programa Campo Futuro entre outras ações. “Nós pretendemos atender com esse pacote de programas e treinamentos, todos os envolvidos na utilização dessa tecnologia. Desde o operador de máquinas até o gerente e proprietário”, explica Flávio.

De acordo com ele, o município de Rio Verde foi escolhido para a realização do evento devido ao seu grande desenvolvimento na agricultura. “O município de Rio Verde é reconhecido, a nível nacional e internacional, como um município polo de uma agropecuária de referência, onde existem as melhores tecnologias do mundo sendo aplicadas no campo.” Flávio salienta que o sudoeste goiano tem outros municípios que também são tidos como referências no assunto, mas Rio Verde se destaca por ter a maior população e o maior número de propriedades que usam essa tecnologia.

O Seminário Regional de Agricultura de Precisão é aberto a todas as pessoas interessadas no assunto, porém, Flávio salienta que o foco principal são os produtores e trabalhadores rurais. “Nós gostaríamos de atingir principalmente o público de produtores rurais e trabalhadores, que são aquelas pessoas que, muitas vezes, precisam desmistificar o assunto.” Ele acrescenta que o evento pretende levar aos participantes a possiblidade de adotar a tecnologia no curto ou médio prazo.

Tecnologia

A Agricultura de Precisão (AP) é um sistema de gerenciamento agrícola que cresce no País na medida da disseminação dos conceitos, técnicas e vantagens para o produtor rural. As tecnologias de AP detectam, monitoram e orientam homens e mulheres do campo na gestão da propriedade, para melhorar a produtividade, a preservação do meio ambiente e a renda.

A AP começou com as tecnologias das máquinas dotadas de receptores GPS e geração de mapas de produtividade. Avançou e, hoje, vai além dos equipamentos e das culturas de milho e soja. Pode ser usada em todas as cadeias produtivas do setor agropecuário. Com medidas de gestão adaptadas à realidade de cada produtor, oferece ferramentas para a otimização do uso de insumos e inovação permanente no campo.

As inscrições para o Seminário já estão abertas e podem ser feitas no site www.sistemafaeg.com.br. O evento é inteiramente gratuito e aberto a todos os públicos.

Fonte: Assessoria de Comunicação Senar Goiás

◄ Leia outras notícias