Agricultura Precisão

Senar gaúcho participa da Rio+20

A agricultura de precisão como forma referencial da boa relação do produtor rural com a natureza, será uma das atividades apresentadas pelo Senar durante a Rio+20


Publicado em: 13/06/2012 às 15:20hs

Senar gaúcho participa da Rio+20

No espaço AgroBrasil, realizado pela CNA no evento. Técnicos do Senar-RS estarão prestando informações aos visitantes do evento, demonstrando por meio de cabines de simulação de aplicação de insumos, como é possível fazer agricultura de alta tecnologia utilizando os recursos naturais, sem degradação e com sustentabilidade e economia.

Por meio do simulador, o visitante pode experimentar a execução de uma aplicação de insumo e comprovar os benefícios da tecnologia de precisão e suas vantagens na conservação do solo e na gestão da propriedade rural. Como exemplos, há o tráfego controlado das máquinas na lavoura, que resulta em uma menor queima de combustível e na diminiução da compactação do solo.

Conforme o superintendente do Senar-RS, Gilmar Tietböhl, o Senar estará mostrando seu papel de qualificar o homem do campo para uma produtividade planejada, a fim de manter o ambiente em constante sustentabilidade. “Para isso, nossos treinamentos tem como principais fundamentos a gestão, a consciência e o conhecimento técnico de aplicação” – confirmou o dirigente.

PROGRAMA AGRICULTURA DE PRECISÃO

O Senar-RS desenvolveu uma sequência de cursos tecnológicos que vão desde a operação de máquinas precisas até a gestão na propriedade, em que o participante terá a oportunidade de aprender as técnicas necessárias para dominar o tema. Durante 2011, a entidade investiu em treinamento tecnológico dos ministrantes de cursos e criou um material didático sobre o tema, com a parceria de empresas privadas, como a Stara. Também multiplicou o conhecimento para outras unidades do Senar no Brasil, que passam a oferecer o programa a partir deste ano. “O programa será uma forma de facilitar o acesso do produtor a essa tecnologia” – confirma Tietböhl.

OUTROS PROJETOS APRESENTADOS PELA CNA NO EVENTO:

Projeto Biomas

Parceria entre CNA e Embrapa, que busca alternativas científicas e tecnológicas para a produção sustentável, com foco em seis biomas brasileiros – Mata Atlântica, Cerrado, Amazônia, Caatinga, Pantanal e Pampa. No estande da CNA, onde serão montadas vitrines tecnológicas com as espécies mais adequadas a cada um.

Projeto ABC Capacitação

A CNA, em parceria com a Embaixada Britânica e com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Embrapa e do Banco do Brasil realiza o Projeto Agricultura de Baixo Carbono – Capacitação, que orienta o produtor rural brasileiro a buscar recursos do Programa ABC, do Governo Federal, para adotar sistemas de produção com baixa emissão de gases de efeito estufa.

Fonte: Senar-RS

◄ Leia outras notícias