Agricultura Precisão

Recorde de participantes no seminário de AP em Rio Verde

Mais de 600 pessoas, entre elas produtores rurais, técnicos e estudantes participaram do Seminário de Agricultura de Precisão, realizado na manhã desta terça-feira (13), no município de Rio Verde, em Goiás. Dos nove eventos realizados pelo SENAR, em todo o Brasil, Rio Verde bateu recorde de participantes


Publicado em: 14/11/2012 às 19:20hs

Recorde de participantes no seminário de AP em Rio Verde

A abertura oficial do evento foi feita pelo presidente do Sistema FAEG/SENAR, José Mário Schreiner. Ele parabenizou o Sindicato Rural de Rio Verde por conseguir mobilizar tantos participantes e  aproveitou o momento para um importante anúncio. “Vamos construir um Centro de Excelência de Agricultura de Precisão, em Rio Verde. Vamos capacitar aqui técnicos de todo o Brasil.” Ele acrescentou ainda que o país tem assumido a responsabilidade de abastecer o mundo. “O Brasil começa a assumir a posição de protagonista na produção mundial e precisamos levar tecnologia a todos os produtores rurais.”

Palavra dos especialistas


Os participantes acompanharam duas palestras, Agricultura de Precisão – Base Conceitual e Manejo de Lavouras para Alto Rendimento. De acordo com o pesquisador Ricardo Inamasu, a Agricultura de Precisão é um processo de gestão da propriedade. “É uma postura gerencial que leva em conta a variabilidade espacial para aumentar o retorno econômico e minimizar o efeito negativo ao meio ambiente.” Ele explica que o primeiro passo é observar se existe essa variabilidade, caso exista, o produtor deve investir, sendo assim optando pela Agricultura de Precisão.

O  professor falou também dos sensores existentes. “Existem os sensores para solo e os para as plantas. Por meio das cores é possível observar a clorofila das plantas. Pela cor é possível saber a qualidade da planta.” Segundo Inamasu, a agricultura de precisão pode ser usada desde os pequenos até os maiores produtores. “O pré-requisito para usar a tecnologia é a vontade de fazer a agricultura melhorar e reconhecer que o campo tem variabilidade.”

O especialista Telmo Amado falou  sobre o manejo de lavoura para o alto rendimento. Ele destacou que é preciso cuidar de todas as etapas. “Cada etapa tem um papel na produtividade e isso deve ser respeitado. Na AP nós procuramos cuidar dessas fases para que tenha a melhor qualidade onde possa se transformar em maior produtividade.”

De acordo Telmo Amado, chegar a essa produtividade ainda é um grande desafio. “São muitos fatores que precisam ser equacionados para que a produtividade realmente seja alcançada. Mas em alguns municípios, essa conscientização já é observada. Exemplo disso, é Rio Verde onde temos uma das maiores produtividades do Brasil. “Isso significa que os produtores estão fazendo um ótimo trabalho, onde a AP aparece como apenas um complemento.”

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema FAEG/SENAR

◄ Leia outras notícias