Agricultura Precisão

Pesquisa aponta crescimento do mercado de agricultura de precisão em 82,8% para os próximos 5 anos

O uso da tecnologia otimiza e reduz os gastos dos produtores rurais


Publicado em: 22/09/2020 às 14:40hs

Pesquisa aponta crescimento do mercado de agricultura de precisão em 82,8% para os próximos 5 anos

Relatório realizado pela Markets and Markets, prevê uma grande expansão do setor da agricultura de precisão. De acordo com o estudo, até 2025 o setor terá a receita de US$ 12,8 bi, atingindo um crescimento de 82,8% dentro do período sendo que os países das Américas Latina e do norte concentraram a maior parte do mercado. No Brasil, 84% dos agricultores faz uso de pelo menos uma ferramenta digital como apoio ao trabalho no campo. A agricultura tecnológica além ser um negócio que movimenta a economia mundial, também facilita e agiliza o trabalho do produtor rural no dia a dia da lavoura. 

"O agricultor pode extrair muito da agricultura de precisão. Quando tratada como uma área ligada a equipamentos somente, acaba sendo limitada a resultados provenientes do bom desempenho deles. Mas, quando usada como um processo, o resultado ganha uma amplitude muito maior do que simplesmente um "gadget" criados para facilitar funções específicas e úteis no cotidiano", explica Gabriel Camarinha, coordenador de agricultura de precisão Coplacana. 

O sistema de gestão que oferece recursos como mapa caminhamento de água, mapa de curvas de nível, mapa de declividade, mapa de linhas de plantio, mapa de terraceamento, Ortofotomapa tem uma grande usabilidade no manejo do solo. Em áreas afetadas por pragas, por exemplo, os mecanismos da agricultura de precisão auxiliam no momento de aplicar a quantidade correta de defensivos. Também pode ser utilizada no manuseio de fertilizantes, entre outras funções. 

O método traz inúmeras vantagens. Na prática a nova forma de fazer agricultura traz para o produtor otimização do uso do equipamento empregado na operação, diminuição no consumo de produtos nas aplicações devido a redução do número de aplicações e consequentemente há um melhor aproveitamento dos recursos empregados na propriedade. 

Quando consideramos todo o processo de produção é possível enxergar outros benefícios unificação e padronização de todas as etapas de trabalho transformando em um grande processo e facilitando o gerenciamento de todas as fases. Otimização da mão de obra e redução dos gastos e consequentemente melhores resultados financeiros possibilitando ao produtor possa direcionar seus investimentos na melhoria contínua decorrente do uso da agricultura de precisão. 

"Ao analisar a implantação de um processo de Agricultura de Precisão conseguimos ver uma grande quantidade de melhorias que vão desde economia de insumos até a qualidade da cultura implantada. Diante deste potencial, a Coplacana investe e disponibiliza aos seus cooperados todo o suporte necessário para que o produtor consigo extrair o melhor que agricultura de precisão pode oferecer para o trabalho no campo",considera o especialista. 

Fonte: Zaru Comunicação

◄ Leia outras notícias