Agricultura Precisão

Parceria entre SENAR-MT e Fatec de Pompéia (SP) vai capacitar instrutores em tecnologias de AP

O SENAR-MT e a Faculdade de Tecnologia "Shunji Nishimura" de Pompéia- SP (Fatec) fecharam parceria para capacitação de instrutores em tecnologias de agricultura de precisão. O diretor da Fatec, Carlos Eduardo de Mendonça Otoboni e o coordenador, Luiz Atílio Padovan, visitaram o SENAR na última semana e participaram da Atualização Metodológica de instrutores


Publicado em: 22/01/2013 às 12:50hs

Parceria entre SENAR-MT e Fatec de Pompéia (SP) vai capacitar instrutores em tecnologias de AP

De acordo com Rui Ottoni Prado, presidente do Conselho Administrativo do SENAR-MT, a cada ano a agricultura em Mato Grosso tem recebido mais investimentos na área tecnológica. Alinhado a esse progresso, a entidade de ensino rural foi em busca de uma parceria com a Fatec de Pompéia, que oferece um curso superior em Tecnologia voltado exclusivamente para a Mecanização em Agricultura de Precisão (AP). "Como continuidade desta parceria, no mês de julho, 15 instrutores serão capacitados pela Fatec em um curso de 40 horas na área de Gerenciamento de Variabilidade, um dos ramos da Agricultura de Precisão. Desta forma, estaremos aptos a atender uma demanda de cursos nessa área em nosso estado, aumentando a quantidade de trabalhadores rurais especializados em Agricultura de Precisão", afirma Prado.

Para o diretor da Fatec,  a expectativa é poder contribuir para essa capacitação em tecnologia de AP. "Foi uma honra participar de atividades no maior estado produtor de grãos do país tratando de transferência de tecnologia junto aos instrutores. Esperamos contribuir com esse aprendizado, já que é nossa área de ciência e tecnologia na Fatec", afirmou.

Luiz Atílio Padovan, coordenador da faculdade, explica que mais ações entre as duas instituições estão por vir. Abordando o tema com os instrutores de mecanização foi montado um curso básico sobre AP para operadores de máquinas. "Além disso, será montado outro curso em Agricultura de Precisão voltado a gerentes de fazendas e também elaboraremos cartilhas educativas juntamente com os instrutores", esclarece.

Padovan informou ainda que, em uma segunda etapa da parceria, serão desenvolvidos cursos mais específicos destinados a gestores de Mato Grosso, como pós-graduação e cursos técnicos. Paralelamente, os participantes serão capacitados por técnicos das marcas fabricantes dos equipamentos de Agricultura de Precisão.

Curso de Mecanização em Agricultura de Precisão - A Faculdade de Tecnologia "Shunji Nishimura" de Pompéia, possui atualmente 400 alunos matriculados no curso superior de Tecnologia em Mecanização em Agricultura de Precisão.  O curso tem duração de três anos e a primeira turma se forma neste ano. Ao todo, o estado de São Paulo tem 55 unidades da Fatec.

Fonte: Assessoria de comunicação do SENAR-MT

◄ Leia outras notícias