Agricultura Precisão

Drone da DJI agiliza avaliações de dados em colheitas na França

Empresa francesa utiliza da tecnologia do drone multiespectral da DJI para o fornecimento de dados precisos sobre colheitas


Publicado em: 20/07/2020 às 16:00hs

Drone da DJI agiliza avaliações de dados em colheitas na França

O drone Phantom 4 Multiespectral da DJI - maior fabricante de veículos aéreos não tripulados do mundo - foi integrado pela Groupama, empresa de seguros francesa, para suas atividades no campo. A empresa está utilizando o equipamento multiespectral para capturar imagens de danos às colheitas, medir o fluxo de trabalho e para fornecer dados mais precisos aos clientes. O projeto, iniciado no GROUPAMA Rhône-Alpes Auvergne, no interior da França, já está se sendo adotado por outras empresas do grupo. 

Antes dos drones, representantes de campo do Groupama coletavam os dados de forma visual, com auxílios de ferramentas não digitais para medição, processo mais trabalhoso e que levava mais tempo. "O processo anterior era difícil e demandava diversos equipamentos para medir adequadamente a quantidade de danos na superfície das lavouras devido a problemas climáticos, como granizo", explica Timothee Craig, engenheiro de pesquisa do Groupama. 

No novo processo, o grupo utiliza o modelo DJI Phantom equipado com iPads e o software exo.expert para o processamento pós voo. A tecnologia de drones ajuda os agricultores a determinar onde e quando aplicar fertilizante nas culturas de colza para otimizar a absorção das plantas. 

O P4M também permitiu ao GROUPAMA a capacidade de processar imagens, com melhor conectividade de rede mesmo em altitudes baixas. Além disso, o módulo RTK (sistema de posicionamento de navegação em tempo real) embutido no P4M oferece maior precisão do que suas versões anteriores. 

Os clientes agora são capazes de identificar rapidamente as áreas que necessitam de maiores ou menores quantidades de nitrogênio para aumentar o rendimento.

O projeto garante mais precisão às informações repassadas aos clientes do grupo auxiliando as tomadas de decisão. De acordo com Craig, o próximo passo será a expansão da frota de P4Ms para aumento da área de cobertura. A companhia atende a, aproximadamente, 50% dos agricultores da França. 

O P4 Multispectral é o primeiro drone de imagens multiespectrais acessível do mundo. Foi projetado para uso em agricultura de precisão e outras inúmeras atividades industriais. Os dados capturados pelo P4M auxiliam no avanço da agricultura inteligente e digital. Saiba mais sobre o P4 Multispectral aqui

Fonte: Jeffrey Group

◄ Leia outras notícias