Agricultura Precisão

Arvus apresenta tecnologia para controle de insumos no ConBAP 2012

Empresa catarinense mostra recursos que aumentam a produtividade e reduzem o impacto ambiental para o agronegócio no Congresso Brasileiro de Agricultura de Precisão


Publicado em: 18/09/2012 às 07:20hs

Arvus apresenta tecnologia para controle de insumos no ConBAP 2012

Controle eletrônico de insumos, piloto automático para tratores e monitoramento de aplicação de sementes são algumas das soluções desenvolvidas pela Arvus Tecnologia que estarão no Congresso Brasileiro de Agricultura de Precisão - ConBAP 2012, encontro que acontece de 24 a 26 de setembro na cidade de Ribeirão Preto, em São Paulo. O objetivo do evento é reunir a comunidade envolvida na agricultura de precisão, integrando conferências e debates sobre o tema. Atualmente o setor agrícola representa 70% dos clientes que utilizam a tecnologia de precisão da empresa catarinense, recurso que permite ampliar a produtividade, diminuir o impacto ambiental e reduzir em até um quinto os custos de uma safra.

No ConBAP, a Arvus lançará o mais novo produto para controle de insumos através da calcalhadeira: o sistema evita novas calibrações variando a comporta de saída “on flight” do equipamento. Além disso, o recurso poderá substituir a comporta automática de dois estágios pela comporta variável com múltiplos estágios, controlando a velocidade da esteira de depósito de insumo para agilizar o processo. A tecnologia foi desenvolvida e patenteada em parceria com a indústria de implementos rodoviários Carmetal.

Para o diretor da Arvus Tecnologia, Gustavo Raposo, o trabalho colaborativo com a Carmetal possibilitou mudar os conceitos de equipamentos e mostrar uma vantagem competitiva no mercado de AP. “Estamos trabalhando desde 2010 com a Carmetal e tem sido produtivo para ambas empresas, mostrando que, mesmo pequenos, temos capacidade de sair na dianteira tecnológica”.

ConBAP 2012

No evento, a Arvus participará ministrando uma palestra sobre as novas técnicas para aumentar a produtividade ao agronegócio, que será mostrado também em um stand exclusivo de produtos. A programação do congresso apresenta, além de pesquisadores brasileiros e mostras de mercado, palestras com autoridades internacionais: Raj Khosla, presidente da Sociedade Internacional de Agricultura de Precisão e professor da Universidade do Estado do Colorado; Abdul Mouazen, do Instituto Nacional de Recursos do Solo da Universidade de Cranfield, na Inglaterra; e Rob Bambey, pesquisador australiano na área deagricultura de precisão.

No local haverá espaço para discussão de pesquisas e experiências, bem como oportunidades para os provedores de soluções e serviços à agricultura exporem seus trabalhos. O público-alvo é focado em estudiosos, pesquisadores, extensionistas, fornecedores e usuários das diferentes técnicas envolvidas pela agricultura de precisão.

Cenário favorável à agrotecnologia

O ConBAP é uma necessidade para debater e apresentar mecanismos mais eficientes para a gestão de lavouras, devido à demanda para obter o controle da colheita com tecnologias de precisão - setor que aumenta a cada ano no país, especialmente por levar em conta a importância da atividade para a economia nacional e as previsões de crescimento. Segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) referente ao mês de julho deste ano, realizado pelo IBGE, há a projeção de uma safra agrícola de 163,3 milhões de toneladas em 2012, com aumento de 2% ante a safra recorde de 2011, de 160,1 milhões. Neste cenário, produtores de soja e café estão entre os principais clientes da catarinense Arvus.

Sobre a Arvus - A Arvus é pioneira no Brasil na fabricação de equipamentos para agricultura e silvicultura de precisão, com tecnologia nacional. Em setembro deste ano, a sétima edição do ranking das pequenas e médias empresas (PME), realizado pela consultoria Deloitte e a revista Exame PME, classificou a catarinense como a terceira empresa de tecnologia que mais cresce no Brasil e a 18º da colocação geral.

A tecnologia de precisão permite fazer o controle automatizado da aplicação de insumos na lavoura, garantindo maior eficiência, economia na aplicação e produtividade na lavoura. Os equipamentos desenvolvidos pela empresa podem ser acoplados em qualquer máquina agrícola e realizam o controle automático do trator e da aplicação, de acordo com mapas da área pré-estabelecidos. Com arquitetura amigável, permite que qualquer pessoa, independente do grau de instrução, operá-lo facilmente.

Linha Titanium - O Sistema Arvus de Agricultura de Precisão Titanium realiza controle e monitoramento eletrônico da aplicação de insumos: fertilizantes, corretivos agrícolas e sementes. Além do Piloto Automático, possui outros módulos, como guia virtual - também conhecido como barra de luz -, controlador de taxa variável, entre outros. São controles especializados, que variam a quantidade de material depositado, concentração do insumo ou proporção entre diferentes materiais conforme o mapa de recomendação pré-definido. Funcionalidades que, entre outras características, permitem auxiliar o tratorista a dirigir o trator em linhas paralelas, fazer a aplicação do adubo na quantidade correta para cada área, evitar a aplicação fora da área programada e a sobreposição do pulverizador durante a aplicação.

Fonte: Dialetto Comunicação Estratégica

◄ Leia outras notícias