Publicado em: 20/09/2012 às 15:50hs
O evento já passou por três cidades, de três Estados, com a palavra de especialistas convidados sobre as tecnologias e conceitos de AP. “Boa parte dos produtores já conhece o tema agricultura de precisão, mas existem algumas atualizações com base tecnológica e conceitual que a maioria ainda não conhece. Neste sentido está sendo de grande importância a realização dos seminários”, diz Victor Ferreira, gestor de projetos em AP do SENAR.
Num balanço dos seminários em Balsas/MA, Bom Jesus/PI e Maracaju/MS, Victor comemora a participação dos produtores rurais. “Os produtores fizeram várias perguntas aos especialistas e interagiram durante os intervalos para esclarecimento de diversas dúvidas. Boa parte deles fez questão de elogiar a realização do seminário sobre este tema que ainda carece de disseminação no campo”, destaca.
Ele conta que uma das principais dúvidas levantadas é como gerenciar as variabilidades encontradas na elaboração de mapas em áreas da propriedade. “Essas interpretações agronômicas geram um maior estudo da realidade de cada propriedade e por meio delas muitos produtores estão obtendo resultados satisfatórios em produtividade e diminuição de custos”.
Victor Ferreira sustenta que os seminários de AP estão contribuindo para que o produtor tenha uma visão do todo da propriedade e alerta: “para realização de AP é necessário planejamento prévio antes de tomar qualquer decisão na compra das tecnologias disponíveis”.
Acompanhe os seminários no blog de Agricultura de Precisão. Leia artigos de especialistas, conheça a programação dos seminários e faça a sua inscrição.
Fonte: Assessoria de Comunicação do SENAR
◄ Leia outras notícias