Publicado em: 05/03/2025 às 07:30hs
A Picsel, insurtech especializada em gerenciamento de riscos no agronegócio, garantiu um aporte de R$ 5 milhões em uma rodada Seed liderada pela Arar Capital. Os recursos serão destinados à expansão do seguro agrícola por meio de tecnologias avançadas, além do fortalecimento da equipe, ampliação das áreas de vendas e aceleração da presença no setor, que responde por 21% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.
Pioneira no segmento, a Picsel desenvolveu uma plataforma inovadora que combina modelagem e dados climáticos, geotecnologia e inteligência artificial (IA) para otimizar todas as etapas do seguro agrícola, desde a contratação e o monitoramento das áreas seguradas até a liquidação de sinistros. A solução melhora a previsibilidade e garante maior segurança financeira a produtores rurais, seguradoras e investidores.
“Esse investimento representa um marco na nossa trajetória, pois nos permitirá acelerar a transformação do seguro agrícola, tornando-o mais eficiente e alinhado às necessidades dos canais de distribuição e das seguradoras. Estamos desenvolvendo um modelo digital que aprimora a gestão de riscos e simplifica processos, trazendo mais previsibilidade, especialmente para as culturas de soja e milho”, destaca Vitor Ozaki, CEO da Picsel e professor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP).
Além de beneficiar produtores rurais, a tecnologia da Picsel também aprimora a gestão das carteiras das seguradoras, tornando os processos mais ágeis e assertivos. Com isso, a startup impulsiona a expansão do setor e facilita a entrada de novos players, incluindo empresas que ainda não atuam no agronegócio, fortalecendo o ecossistema de proteção.
Diante das crescentes instabilidades climáticas, a demanda por soluções de seguro agrícola mais precisas e eficientes nunca foi tão urgente. Estudos do IPCC, FAO e Embrapa apontam que, nos próximos anos, lavouras de soja e milho podem sofrer perdas de produtividade de até 30%.
“Nosso objetivo é oferecer ao mercado soluções que possibilitem a comercialização do seguro agrícola com mais confiabilidade, por meio de um conhecimento detalhado dos riscos e da personalização em larga escala para cada produtor”, conclui Ozaki.
Fonte: Portal do Agronegócio
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