Seguro Rural

BB Seguros desenvolve plataforma de monitoramento por sensoriamento remoto para apoiar o produtor rural e as operações de seguros rurais

Via aplicativo do Banco do Brasil, os segurados receberão informações estratégicas para gestão eficiente da lavoura


Publicado em: 11/08/2020 às 13:20hs

BB Seguros desenvolve plataforma de monitoramento por sensoriamento remoto para apoiar o produtor rural e as operações de seguros rurais

Com intuito de oferecer inteligência de dados para seus clientes, a BB Seguros lança um sistema de monitoramento por sensoriamento remoto das lavouras seguradas. Simples e intuitivo, o serviço funciona dentro do aplicativo do Banco do Brasil e reúne todas as informações necessárias para uma gestão mais eficiente da lavoura, incluindo imagens de acompanhamento das lavouras via satélite, previsões e alertas climáticos, valor da commodity, taxa de câmbio, preços futuros, simuladores de safra e de plantio, notícias e podcasts do setor agro, entre outros. 

A tecnologia exclusiva, desenvolvida pela BB Seguros em conjunto com um parceiro especialista em modelagem e geoprocessamento, reúne diversas técnicas, incluindo análises e imagens via satélite, que são capazes de gerar conjuntos de dados para criar índices de informação do desenvolvimento das lavouras. Assim, o produtor rural tem à sua disposição dados confiáveis para tomar as decisões mais importantes para o seu negócio, a fim de mitigar riscos dos investimentos feitos para cada safra. 

Paulo Hora, superintendente de seguros rurais da Brasilseg, conta que esta inovação leva o seguro rural a outro patamar e proporciona para os negócios no campo um salto na proteção da produção. "Reunimos em um único local várias informações que contribuem para que a lavoura prospere, agregando acesso a inovação principalmente para o pequeno e médio produtor. Quanto mais rápido ele tiver acesso a informações sobre a evolução do potencial produtivo, risco de pragas e doenças, e outros dados sensíveis como previsões climáticas e variações de preços, mais rápido ele consegue tomar decisões e agir para mitigar riscos". Além disso, todas essas informações são utilizadas pela seguradora em suas operações de subscrição de risco e sinistros potencializando produtos mais aderentes ao produtor e complementa avaliações de perdas, com agilidade e confiança, reforça o executivo. 

Equipes da BB Seguros acompanham todo o desenvolvimento da lavoura, semana a semana, por meio de imagens de satélite e indicadores técnicos de dados interpolados. O produtor rural recebe as previsões climáticas com maior precisão, além de alertas sobre geadas, tempestades, déficit ou excesso hídrico, entre outras situações agroclimáticas que ameacem a lavoura. 

Outro destaque entre as ferramentas disponíveis é o simulador de plantio, que traduz o zoneamento agrícola definido pelo Ministério da Agricultura para uma visão mais prática. Diretamente pelo aplicativo, o produtor pode realizar uma simulação e saber se está adequado a toda legislação de plantio da sua região. 

A plataforma já passou pela primeira fase de testes durante a safra de verão 2019/2020 e agora será testada com o acompanhamento de culturas de inverno, como milho safrinha e trigo, ainda por um número restrito de produtores. A expectativa é que esteja disponível de forma ampla, a partir do final do ano, na palma da mão de clientes do BB Seguro Agrícola e BB Seguro Agrícola Faturamento, para as culturas de soja, milho, trigo e milho safrinha.